Com o aumento significativo do uso da hashtag “#blacklivesmatter” em todas as redes sociais, pessoas negras e brancas encontram-se envolvidas em manifestações antirracistas. Eu como mulher, negra, engenheira, docente e pesquisadora, faço algumas perguntas:
- As vidas negras realmente importam para você?
- O que você tem feito de concreto neste sentido?
- Você que é empresário (a), quais as ações que sua empresa tem feito em prol da diversidade? Ela contrata profissionais negros? Na sua empresa tem diretores negros?
- Quantos amigos negros você tem?
- Qual o Papel da Branquitude nesta temática? (uma vez que esta não é uma questão dos negros, é uma questão de todos)
Diante destas perguntas, nada melhor do que se educar sobre a temática. Provavelmente você está se perguntando: Como posso começar? O que devo fazer? O porquê desta mobilização?
Eu como professora e defensora da Educação como agente de transformação de uma sociedade, gostaria de dar uma sugestão inicial: Estude o Tema. Para isso gostaria de começar a indicação de uma série de livros.
Vamos juntos nesta jornada?
1. Pequeno Manual Antirrascista
Autora: Djamila Ribeiro. Filosofa e escritora. É um dos nomes mais conhecidos do ativismo negro no Brasil
Instagram: @djamilaribeiro1
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Trecho do Livro:
“Se a população negra é a maioria no país, quase 56%, o que torna o Brasil a maior nação negra fora da África, a ausência de pessoas negras em espaços de poder deveria ser algo chocante”.
Comentário: Livro de fácil leitura, envolvente, onde entendemos a origem do racismo e formas de combatê-lo. Mostra ainda como o racismo é enraizado em nossa sociedade. Para quem nunca leu nada sobre a temática, vai ser muito impactado com esta leitura e será uma abertura para iniciar outros livros.
2. Na minha pele
Autor: Lázaro Ramos. Ator, diretor e escritor.
Instagram: @olazaroramos
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Trecho do Livro:
“Ter passado a conviver com pessoas que não refletiam sobre o racismo no seu dia a dia me fez buscar argumentos para inserir esse tema nas conversas.”
Comentário: O livro tem um tom autobiográfico, em que o autor fala de suas experiências de vida concomitantemente com o racismo e a formação de sua identidade. Apresenta excelentes reflexões sobre o racismo.
3. Racismo Estrutural
Autor: Silvio Almeida. Advogado, professor e jurista.
Instagram: @silviolual
Trecho do livro:
“O racismo é uma imoralidade e também um crime, que exige que aqueles que o praticam sejam devidamente responsabilizados, disso estamos convictos.”
Comentário: Para quem tem dúvidas sobre o que é o racismo estrutural, este livro é bem indicado, abordando a temática dentro do contexto histórico do Brasil, nas esferas políticas, sociais e econômicas. É muito importante a compreensão destes fatos históricos para entendermos a origem do racismo.
4.Escravidão – Vol. 1: Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares
Autor: Laurentino Gomes. Jornalista e Autor dos Livros “1808”, “1822” e “1889”.
Instagram: @laurentino.gomes2018
Trecho do livro:
“O Brasil foi o maior território escravista do hemisfério ocidental por quase três séculos e meio. Recebeu, sozinho, quase 5 milhões de africanos cativos, 40% do total de 12,5 milhões embarcados para a América.”
Comentário: Este é o primeiro livro de uma trilogia da história da escravidão no Brasil, sendo um resultado de 6 anos de pesquisa na área, com texto bem documentado, com riqueza de detalhes e dados.
5.Tornar-se negro
Autor: Neuza Santos Souza. Escritora negra, psiquiatra e psicanalista.
Trecho do livro:
“A violência racista subtrai do sujeito a possibilidade de explorar e extrair do pensamento todo o infinito potencial de criatividade, beleza e prazer que ele é capaz de produzir.”
Comentário: Este livro traz uma reflexão sobre a identidade negra. Traz a questão psicológica de ser negro, desafios e sentimentos. Trata a vida emocional dos negros e a questão do corpo negro.
Conhece mais algum livro? Deixe a indicação nos comentários!
Leia também:
10 dicas para ler livros técnicos de forma eficiente
5 livros para aumentar sua produtividade
Comentários
Bruna Arruda de Oliveira
Engenharia Química, com especialização em Gestão Ambiental, mestrado em Engenharia Mecânica e doutorado em Engenharia Química. Também é docente de Engenharia no INSPER, Embaixadora Engenheira no INSPER, ativista em Inclusão Racial no Ensino Superior, membro e mentora do Coletivo Raposas Negras do Insper (no Instagram @raposasnegras.insper) e Colaboradora do Projeto Compaixão:Ajuda humanitária no Haiti.