Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

5 dicas para se dar bem no primeiro ano de faculdade (dentro e fora da sala de aula)

Engenharia 360
por Engenharia 360
| 26/08/2016 4 min
Engenharia 360

5 dicas para se dar bem no primeiro ano de faculdade (dentro e fora da sala de aula)

por Engenharia 360 | 26/08/2016
Copiado!

O primeiro encontro bixos x veteranos, geralmente, acontece no trote, quando os alunos preparam algo "especial" para recepcionar os novatos. Talvez seja neste dia que você vá pela primeira vez a uma confraternização no bar próximo à faculdade.

Você ingressa na faculdade e logo recebe o título de “bixo/bixete”. Antes que as atividades acadêmicas tomem conta de seus dias e de sua mente, há o choque natural com os veteranos, que já conhecem todas as maravilhas e dores da vida universitária, e nascem as possíveis amizades.
O primeiro encontro bixos x veteranos, geralmente, acontece no trote, quando os alunos preparam algo “especial” para recepcionar os novatos. Talvez seja neste dia que você vá pela primeira vez a uma confraternização no bar próximo à faculdade.
universitarios
Bom, mas será que é necessário se jogar de vez em tudo o que os alunos experientes proporcionarem no início do ano letivo? Pode ser que o calor do momento te deixe muito ansioso(a) e comprometa seu legado nos próximos 4, 5 ou 6 anos enquanto estiver na faculdade.

Por isso, que tal conhecer algumas dicas para encarar o primeiro ano de faculdade da melhor forma possível?

Vale lembrar que não queremos aqui estabelecer nenhum limite a você, não (longe disso!); só queremos te ajudar a conseguir lidar com as tarefas exigidas em aulas, trabalhos, provas, juntamente com a árdua missão de manter boa relação com os colegas e criar amizades sem prejudicar seu desempenho 🙂
Veja:

aulas blog da engenharia

Trabalhos em grupo na faculdade serão inevitáveis, tente ao máximo respeitas as opiniões alheias

+ Vá  com calma
Pense que você tem alguns anos de faculdade pela frente e haverão muitas festas e comemorações, brindes para fazer, etc.  Então a dica é não fazer nada do que possa se arrepender depois, como tomar um porre logo no primeiro dia ou primeira semana de aula e não se lembrar de que nada que fez – ps: sabemos que é um momento empolgante, mas é importante confraternizar sem exageros para começar o ano letivo com pé direito!
+ Conheça seus colegas
Não é bacana praticar o bullying social com ninguém, e para que as amizades sejam criadas de forma simples, deixe rolar. O intuito no primeiro ano de faculdade é ser autêntico e tratar todos bem (isso pode ajudar também a não quebrar a cara mais tarde).

bixos faculdade blog da engenharia

Não participe de panelinhas e seja simpática com seus colegas de faculdade como um todo

+ Evite brigas
Os trabalhos em grupo não vão demorar muito para aparecer. Pode ser difícil fazer uma tarefa com pessoas que você mal conhece, mas uma das maiores lições que carregamos após a faculdade é conseguir interagir com o “diferente”. Respeite a opinião dos colegas e tente evidenciar a sua com diálogo, procure não se exaltar ou ofender ninguém. Até porque pode ser que nos próximos anos você descubra que aquela pessoa que você inicialmente julgou errado é incrível e poderia ser uma grande parceira.

faculdade aulas blog da engenharia

Saber dosar o foco nos estudos com a diversão é uma saída para se dar bem na faculdade

+ Participe dos jogos e reuniões

reuniões faculdade blog da engenharia

Reuniões podem funcionar para melhorar a qualidade das aulas e da faculdade

Uma dica legal é conhecer de perto as regras e decisões da sua faculdade. Mesmo que você não seja um membro muito ativo ou o “presidente” do grêmio estudantil, procure ir a reuniões, dar seu voto ou opinião sobre o que acontece ou pode ser implantado na instituição. Fazer isso no primeiro ano ajuda a melhorar onde você estuda logo de cara e a aumentar o leque de contatos. Os jogos também são boas oportunidades para fazer amizades e se divertir.
+ Não seja tímido durante as aulas
Uma questão bem recorrente é deixar a timidez tomar conta durante as aulas no primeiro ano de faculdade. Muitos deixam de tirar dúvidas, de questionar professores e até de discutir as aulas com os colegas por vergonha ou medo de expor suas opiniões. É aí que você pode acabar se prejudicando, pois encher o professor de pergunta e trocar figurinhas com colegas são ótimos artifícios para ir bem nas “trocentas” matérias que seu curso terá.

Agora vamos à aulas? Boa sorte a todos e bons estudos 🙂

Copiado!
Engenharia 360
Artigo Patrocinado

Comentários