O mundo está passando por grandes transformações. Em parte, tem a ver com a ação humana. Mas outras coisas realmente estão acontecendo porque fazem parte da própria evolução do nosso planeja. Só que alguns eventos da natureza terrena que ocorreram recentemente surpreenderam a todos, mesmo os cientistas. Separamos imagens de quatro deles para compartilhar com você! Confira!
Destruição da natureza de Tonga por vulcão
Infelizmente, pudemos ver dias atrás, através dos noticiários internacionais, imagens da destruição em Tonga causada por uma erupção de vulcão e consequente tsunami - com ondas de 15 metros de altura - que chegou até as praias do Peru, causando outra tragédia ambiental por derramamento de óleo. Austrália e Nova Zelândia mandaram aeronaves para sobrevoar o local e fizeram mais registros de fotos e filmagens. Além disso, satélites também registraram a dimensão dos acontecimentos do espaço. Só isso é que realmente revelou a proporção de tudo que houve no Oceano Pacífico. Foi possível ver detalhes das cinzas cobrindo cidades tonganesas, zonas de matas e outras mais de cem ilhas ao redor.
Rio de Janeiro com céu cor de rosa
Voltando a falar sobre o desastre ocorrido em Tonga, na última semana, partículas da erupção - com força comparada a de uma bomba atômica e que pôde ser ouvida até no Alasca - ocorrida há 13 mil quilômetros do Brasil, lá do outro lado do mundo, no Oceano Pacífico, viajaram até a América do Sul e fizeram o crepúsculo da cidade do Rio de Janeiro ficar diferente. A poluição chegou até a estratosfera, e as cinza e gases acabaram viajando para a região, fazendo o céu ficar em um tom de rosa-arroxeado impressionante, o que rendeu várias imagens belíssimas.
Ilha grega sendo atingida por tornado de neve
Uma parte do território grego sofreu, há menos de uma semana, com uma onda de frio intenso que provocou uma forte nevasca - tempestade nomeada como "Elpis". A condição climática acentuada fez gerar um tornado de neve que atingiu a ilha de Andros, a 96 km da capital Atenas. O fenômeno foi registrado por diversas câmeras de monitoramento da região. As imagens mostram uma assustadora coluna de ar gelado saindo do Mar Egeu e seguindo para o local.
Bioluminescência em praias gaúchas
Para finalizar este texto, voltamos a falar sobre o Brasil. Outro fenômeno, nunca visto em nosso território, ocorreu em 2022. Algo que só era relatado no lado oriental do globo terrestre foi registrado na praia de Capão da Canoa, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Este foi o fenômeno da bioluminescência ou "brilho" nas águas sob a luz do luar que, segundo biólogos, foi provocado por plânctons, pequenos seres marinhos que reagem quimicamente assim em águas mais quentes e calmas, como se fosse uma floração não tóxica para os humanos. O problema é que é a combinação de poluição e chuvas mais nutrientes carregados em direção para a costa que faz aumentar essa população de seres vivos.
Estes fenômenos ocorridos na natureza são apenas um alerta da nossa mãe Terra de que algo não está certo e de que devemos colocar um pé gigante no freio de nossas ações, que fazem com que estes acontecimentos ganhem proporções gigantescas, muito além do que o planeta - e nós - poderá continuar suportando!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também: Entenda quais os problemas causados pelas embalagens plásticas na natureza
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.