Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


3DEXPERIENCE WORLD 2021: Confira o que aconteceu no último dia | Cobertura 360

por Redação 360 | 15/02/2021

O 3DEXPERIENCE WORLD 2021 chegou ao fim e nós já ficamos com gostinho de quero mais. No terceiro e último dia do evento e nós também fizemos a cobertura completa por aqui. Fique de olho em nossas redes sociais e em nosso site para acompanhar tudo de pertinho.

3dexperience world 2021

Leia também: 3DEXPERIENCE SOLIDWORKS para estudantes e fabricantes é anunciado pela Dassault

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Entrevista

Nossa primeira parada no terceiro dia foi para uma entrevista com Mário Belesi, LATAM Director Dassault Systèmes. Confira a seguir alguns trechos da nossa conversa:

O que era esperado no 3DExperience este ano?

Mário Belesi afirmou que, diante de tanta dificuldade enfrentada com a pandemia, ele se surpreendeu com as proporções que o evento tomou. Se a expectativa era de 2.000 alunos e professores inscritos, por exemplo, esse número ultrapassou 25 mil. E nisso nós também concordamos: o ambiente virtual criado pela organização da Dassault Systèmes conseguiu agregar todos os pontos do evento presencial que nós, do Engenharia 360, vimos nos últimos anos.

Mesmo havendo a programação online, o evento este ano está diferente, já que é 100% online. No entanto, a gente conseguiu sentir a mesma empolgação e energia nos palestrantes e expositores. Como foi organizar essa mudança? Quais foram os principais desafios?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo Belesi, o evento online proporcionou que mais gente pudesse participar (como nós já vimos pelo número de inscritos). Antes, não era todo mundo que poderia viajar para curtir o 3DEXPERIENCE WORLD presencialmente, uma vez que a vida continua. Se uma empresa tem vários funcionários, por exemplo, nem todos podem largar o serviço para participar. O fato de ter sido online proporcionou essa mudança, alcançando um público maior.

Da mesma forma, que o evento foi online, várias outras modificações precisaram ser feitas na indústria por causa da pandemia. Então, como a indústria está se adaptando à realidade online? Como viver em um mundo conectado tornou isso mais fácil?

Atualmente, vivemos em um mundo conectado. Nesse sentido, a Dassault Systèmes já estava um passo a frente da pandemia. Belesi cita, por exemplo, como seria mais complicado se fazer essa conexão e esse ambiente virtual proporcionados pela plataforma 3DEXPERIENCE estivesse começando no ano passado, com a explosão da pandemia e adoção do trabalho virtual. Felizmente, já estava tudo conectado, permitindo que a fosse mais simples se adaptar à realidade online.

Qual vai ser o impacto da pandemia nos próximos anos na indústria da manufatura? Você acredita que vamos voltar ao ritmo anterior ou que a covid19 trouxe mudanças permanentes na forma como pensamos, projetamos e fabricamos produtos?

Nesse sentido, Belesi afirma que, do ponto de vista pessoal, ele acredita que a Covid-19 trouxe mudanças que vão ser permanentes na indústria e na forma que fabricamos. Segundo ele, a tecnologia está pronta para ser usada e impulsionada nesse mercado conectado. Ele cita, inclusive, que isso deve ser mais estimulado no Brasil e na América Latina.

Quais dicas você daria para um estudante ou recém-formado em engenharia que vai ingressar no mercado de trabalho? Como se preparar para viver em constante transformação e adaptação? E para os profissionais seniores?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para responder a essa pergunta, Mário Belesi chamou Thiago Amorim, da Dassault Systèmes, que contou para a gente sobre como o uso de ferramentas profissionais está cada vez mais presente no mercado. Como exemplo dessa transformação da indústria, ele falou sobre como plataforma com as melhores soluções no mundo, como a 3DEXPERIENCE, nos quais os dados são armazenados em um backup com as melhores certificações, que permite fazer alterações em um projeto de qualquer lugar, seja pelo computador ou pelo tablet, é capaz de acelera todo o processo dentro das empresas.

Isso nos mostra como é importante que os estudantes e recém-formados já ingressem no mercado preparados para enfrentar essas transformações, ou seja, já conhecendo as ferramentas. E o que nós, do Engenharia 360 podemos garantir é que no 3DEXPERIENCE WORLD você realmente fica por dentro de como essas tecnologias são usadas por diferentes empresas de vários ramos. Para nós, foi surpreendente acompanhar diversas palestras com makers e clientes da plataforma contando como a experiência permite ter um processo de produção mais simplificado e permite não só criar um produto, mas também uma experiência.

General Session: De conexões a relacionamentos

A General Session de encerramento fechou o evento com chave de ouro. Quem falou primeiro foi Suchit Jain, Vice President of Strategy & Business Development Dassault Systèmes. Segundo Jain, mais de 6 milhões de pessoas, incluindo engenheiros e estudantes, usam as ferramentas da Dassault para criar os mais diferentes tipos de produtos e experiências.

Suchit Jain fez uma rápida passagem pela história da tecnologia, citando os principais criadores de tecnologia no passado e até hoje. Segundo ele, essas tecnologias fornecem experiências para os clientes e continuam avançando.

Nesse sentido, o ambiente 3DEXPERIENCE vai muito além de design: ele também envolve simulação, manufatura, gerenciamento e mercado em um só lugar. Para mostrar isso, tivemos vários exemplos de aplicações, como a criação de próteses.

Depois, a sessão passou para alguns clientes apresentando sua experiência com a plataforma 3DEXPERIENCE. Eric Beatty (Senior Mechanical Designer da Omax Corporation) e Paul Ventimiglia (Team Leader Designer da Battlebots Team Bitforce) foram moderados por Marie Planchard (Senior Director Education & Early Engagement da Dassault Systèmes) durante a primeira parte da conversa, na qual contaram um pouco sobre seus trabalhos e o uso da plataforma.

3dexperience world 2021

Em seguida, ouvimos Matt Carney (Co-founder Open Standard Respirator, Inc.), que falou um pouco sobre seu projeto de pernas mecânicas e, principalmente, sobre o desenvolvimento de um respirador voltado para o uso durante a pandemia de COVID-19.

O próximo foi Tej Patel (President Fluxergy), que falou sobre como a plataforma 3DEXPERIENCE foi extremamente importante durante a pandemia de COVID-19 para fazer tudo de forma mais rápida e prática.

Para falar sobre o processo de inovação, foram chamados Brent Bushnell (Co-founder and Chairman da Two Bit Circus), Nolan Bushnell (Founder e CEO da Atari Inc e Chuck E. Cheese) e Gran Delgatty (Chair of Product Innovation da USC Iovine and Young Academy).

Quem fechou a General Session foi Gian Paolo Bassi (Solidworks CEO). Ele comentou sobre como as novas ofertas de 3DEXPERIENCE SOLIDWORKS for Students e 3DEXPERIENCE SOLIDWORKS for Makers e também já contou para a gente onde será o próximo 3DEXPERIENCE WORLD: em Atlanta, Georgia.

3dexperience world 2021

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.