Engenharia 360

3D Shape Designer: conheça esta incrível ferramenta para modelagem livre [3DEXPERIENCE]

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/02/2022 | Atualizado em 24/03/2022 3 min

3D Shape Designer: conheça esta incrível ferramenta para modelagem livre [3DEXPERIENCE]

por Redação 360 | 08/02/2022 | Atualizado em 24/03/2022
Engenharia 360

Imagine o trabalho de designers industriais, artistas digitais e engenheiros. Diariamente, eles criam produtos inovadores. Mas, dentro da sua própria maneira, eles tentam se “desfazer das amarras” impostas pelas limitações dos softwares para criar coisas ainda mais surpreendentes. E segundo o portfólio da SolidWorks, agora isso é possível! Conheça a nova função 3D Shape Designer introduzida na plataforma 3DEXPERIENCE em 2021.

3D Shape Designer - 3DEXPERIENCE
Imagem reproduzida de My3DEXPERIENCE – Dassault Systèmes

O que é xShape?

O xShape está dentro do “xApp” da plataforma 3DEXPERIENCE. Trata-se de uma ferramenta de modelagem de subdivisão que está disponível exclusivamente na nuvem. Ela tem capacidades técnicas incríveis, que contribuem bastante para os fluxos de trabalho do xDesign. E como não está vinculada a nenhum sistema operacional específico, dá ainda mais liberdade aos projetistas com relação ao hardware no qual se deseja trabalhar, como SolidWorks. Para usá-la, não há necessidade de manutenção de software, nem instalação, nem atualizações; então, está sempre com a versão mais recente, podendo ser acessada onde o usuário estiver.

A saber, a modelagem de subdivisão – também conhecida como modelagem Sub-D – é um modelo de modelagem onde o objetivo é criar modelos mais “suaves”, com detalhes escaláveis que parecem muito suaves quando renderizados. Por exemplo, forma orgânicas com poucos vértices de controle.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

No vídeo a seguir – um quadro bem-humorado apresentado no 3DEXPERIENCE World 2022 -, pode-se ver como é possível explorar a plataforma para xDesign, criando formas de geometria pura e formas orgânicas através de modelagem digital em argila baseada na tecnologia de subdivisão.

O que se pode fazer com o xShape?

Com a ferramenta 3D Shape Designer ou xShape é possível manter a capacidade criativa de projetar no máximo, realizando modelos 3D em qualquer dispositivo com acesso à Web. Desse modo, os projetistas “nômades” podem expressar suas ideias em qualquer lugar e hora, experimentando dentro da plataforma 3DEXPERIENCE diferentes fluxos de trabalho para modelagem digital. É possível fazer, por exemplo, esculturas de formas de um jeito mais livre, rápido, flexível do que a modelagem paramétrica padrão de superfícies – tipo CAD.

O sistema, como um todo, é bastante simples e intuitivo. Dá para interagir com o design para criar e editar formas, inclusive fazendo mudanças drásticas depois. E quando isso se torna mais útil? Bem, preferencialmente nas fases iniciais de design conceitual de projeto, quando as grandes mudanças precisam ser feitas rapidamente.

3D Shape Designer
Imagem reproduzida de My3DEXPERIENCE – Dassault Systèmes
3DEXPERIENCE
Imagem reproduzida de My3DEXPERIENCE – Dassault Systèmes

Diferencial do sistema

  • Criar e explorar rapidamente formas orgânicas – tipo abordagem de modelagem de argila digital;
  • Gerar rapidamente padrões 3D;
  • Fazer integração de recursos de modelagem baseados em recursos – xDesign;
  • Compartilhar designs de conceito e trabalhar no mesmo design;
  • E manter interoperabilidade com o SolidWorks, ajudando a desenvolver produtos com mais eficiência.

Lembrando que o 3D Shape Designer foi pensado para quem deseja desenvolver designs novos e interessantes rapidamente, e que podem ser renderizados e fabricados para revisões de design, aprovação do cliente ou teste.


Fontes: 4ieng.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo