Engenharia 360

Plataforma 3DExperience é utilizada para desenvolvimento de próteses inovadoras

Engenharia 360
por Redação 360
| 26/05/2022 2 min

Plataforma 3DExperience é utilizada para desenvolvimento de próteses inovadoras

por Redação 360 | 26/05/2022

Se você acompanha o Engenharia 360, já deve saber o que é a plataforma 3DExperience, oferecida pela Dassault Systèmes. Esse ambiente virtual permite a geração de projetos em sistema colaborativo, com possibilidade da participação simultânea de diversos profissionais e empresas. O mais legal é que esse web espaço dá abertura para especialistas compartilharem ideias para novas tecnologias e também informações para capacitação, aprendizagem e vivência de estudantes.

Inclusive, recentemente, a plataforma foi pano de fundo para o desenvolvimento do Projeto Colaborativo Internacional, que envolveu a participação de alunos de Engenharia do Brasil, Peru e Colômbia; uma realização da Dassault Systèmes, EDC Tecnologia e universidades. Dentro da 3DExperience, os mesmos desenvolveram protótipos para próteses transtibiais – compreendendo a parte abaixo do joelho e o pé. 26 estudantes de seis instituições puderam acompanhar sessões de orientação e treinamento especializado para futuros engenheiros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“(…) desenvolvimento de próteses mecânicas mais duráveis, acessíveis, sustentáveis e confortáveis para as pessoas.”,

“Por meio da Plataforma 3DEXPERIENCE, esses estudantes puderam demonstrar suas ideias e avaliar questões que vão do desenho e ergonomia das soluções até a durabilidade e resistência de cada material aplicado, em simulações 3D que agilizam e simplificam todo o processo de criação destes produtos.”

– afirma Fabio Gomes, Gerente de Alianças da Dassault Systèmes para a América Latina.

plataforma 3DExperience
Imagem reproduzida de Dassault Systèmes

O passo a passo criativo

O Projeto Colaborativo Internacional envolvendo os três países aconteceu assim, os alunos foram reunidos em seis grupos. Eles foram expostos a diversos desafios – a própria barreira idiomática já era um deles. Mas tudo foi bem preparado para incentivar os pensamentos, a colaboração e o aprendizado multidisciplinar. A ideia era aproveitar os diferentes pontos de vista e conhecimento. E mesmo distantes, todos tiveram a chance de interagir e trabalhar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na ocasião, foi possível explorar diversos recursos da 3DExperience. Cada grupo pôde traçar como fazer bom uso disso durante o projeto das próteses – como acompanhamento de calendário, etapas, resultados e mais. Ou seja, a plataforma foi o centro dessas atividades. No fim das contas, seis modelos finais foram apresentados, utilizando materiais como silicone, alumínio, fibra de carbono e aço para os diferentes pontos e elementos das próteses transtibiais.

No vídeo a seguir, você pode conferir projetos de próteses desenvolvidos em SolidWorks via plataforma 3DExperience:

Veja Também: Plataforma 3DExperience é utilizada para projetar veículo de última geração

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.