Engenharia 360

Plataforma 3DExperience é utilizada para desenvolvimento de próteses inovadoras

Engenharia 360
por Redação 360
| 26/05/2022 | Atualizado em 03/05/2024 2 min
Imagem reproduzida de Innova Systems

Plataforma 3DExperience é utilizada para desenvolvimento de próteses inovadoras

por Redação 360 | 26/05/2022 | Atualizado em 03/05/2024
Imagem reproduzida de Innova Systems
Engenharia 360

Se você acompanha o Engenharia 360, já deve saber o que é a plataforma 3DExperience, oferecida pela Dassault Systèmes. Esse ambiente virtual permite a geração de projetos em sistema colaborativo, com possibilidade da participação simultânea de diversos profissionais e empresas. O mais legal é que esse web espaço dá abertura para especialistas compartilharem ideias para novas tecnologias e também informações para capacitação, aprendizagem e vivência de estudantes.

Inclusive, recentemente, a plataforma foi pano de fundo para o desenvolvimento do Projeto Colaborativo Internacional, que envolveu a participação de alunos de Engenharia do Brasil, Peru e Colômbia; uma realização da Dassault Systèmes, EDC Tecnologia e universidades. Dentro da 3DExperience, os mesmos desenvolveram protótipos para próteses transtibiais - compreendendo a parte abaixo do joelho e o pé. 26 estudantes de seis instituições puderam acompanhar sessões de orientação e treinamento especializado para futuros engenheiros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

"(...) desenvolvimento de próteses mecânicas mais duráveis, acessíveis, sustentáveis e confortáveis para as pessoas.",

"Por meio da Plataforma 3DEXPERIENCE, esses estudantes puderam demonstrar suas ideias e avaliar questões que vão do desenho e ergonomia das soluções até a durabilidade e resistência de cada material aplicado, em simulações 3D que agilizam e simplificam todo o processo de criação destes produtos."

- afirma Fabio Gomes, Gerente de Alianças da Dassault Systèmes para a América Latina.

plataforma 3DExperience
Imagem reproduzida de Dassault Systèmes

O passo a passo criativo

O Projeto Colaborativo Internacional envolvendo os três países aconteceu assim, os alunos foram reunidos em seis grupos. Eles foram expostos a diversos desafios - a própria barreira idiomática já era um deles. Mas tudo foi bem preparado para incentivar os pensamentos, a colaboração e o aprendizado multidisciplinar. A ideia era aproveitar os diferentes pontos de vista e conhecimento. E mesmo distantes, todos tiveram a chance de interagir e trabalhar.

Na ocasião, foi possível explorar diversos recursos da 3DExperience. Cada grupo pôde traçar como fazer bom uso disso durante o projeto das próteses - como acompanhamento de calendário, etapas, resultados e mais. Ou seja, a plataforma foi o centro dessas atividades. No fim das contas, seis modelos finais foram apresentados, utilizando materiais como silicone, alumínio, fibra de carbono e aço para os diferentes pontos e elementos das próteses transtibiais.

No vídeo a seguir, você pode conferir projetos de próteses desenvolvidos em SolidWorks via plataforma 3DExperience:

Veja Também: Plataforma 3DExperience é utilizada para projetar veículo de última geração

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo