O engenheiro de software, Manuel Dallo, construiu uma máquina que transforma mensagens do Telegram em um processo físico, denominado “Yayagram”, semelhante com o que acontecia com a central telefônica de anos atrás.
Por conta da Pandemia do novo coronavírus e o distanciamento social, para evitar a propagação da doença, manter o contato com a família à distância se tornou algo fundamental. Por isso, a ideia de Manuel Dallo chamou muito a atenção.
O criador do equipamento, em entrevista ao portal “The Verge”, disse que sua avó tem 96 anos e mora na mesma cidade que ele, na Espanha, mas que não conseguiu vê-la em razão da necessidade de distanciamento.
Contudo, a inspiração principal para a criação do “Yayagram”, foi justamente os bloqueios e as medidas de isolamento impostas pelo governo para frear a propagação do novo coronavírus.
Como funciona o Yayagram
O engenheiro de software contou alguns detalhes de como ele criou o dispositivo ao veículo de comunicação.
De acordo com ele, o equipamento é alimentado por um Raspberry Pi 4, roda em Python e utiliza diversas bibliotecas de softwares para funcionar.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Para enviar mensagem pelo serviço, o usuário precisa seguir alguns passos:
- O primeiro passo é conectar um cabo físico de acordo com a pessoas que você deseja enviar a mensagem;
- Segure um botão para gravar o conteúdo de áudio próximo ao microfone que faz parte do Yayagram;
- Após o envio, a mensagem de voz aparece normalmente no telefone do destinatário;
- Quando o usuário do Yayagram recebe uma nova mensagem, seu conteúdo acaba impresso de forma automática em uma impressora embutida no equipamento, parecida com as utilizadas em lojas.
Além disso, o Yayagram tornou-se muito útil para a avó de Manuel Dallo, justamente por ela ter deficiência auditiva, dificultando as ligações realizadas pelo Telegram.
Sem dúvida, o equipamento ofereceu à idosa uma maior independência para enviar e receber mensagens!
Apesar do mundo estar altamente tecnológico, há quem não tenha se acostumado ainda com os celulares modernos e preferem utilizar teclas em vez da tela sensível ao toque. Contudo, ao mesmo tempo, a população idosa cada vez mais antenada aos meios eletrônicos de relacionamento!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
E então, gostou de saber mais sobre o Yayagram? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos!
Fonte: Olhar Digital, The Verge.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.