Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Yayagram: neto constrói equipamento para avó de 96 anos enviar mensagens durante a pandemia

por Clara Ribeiro | 05/05/2021

O engenheiro de software, Manuel Dallo, construiu uma máquina que transforma mensagens do Telegram em um processo físico, denominado “Yayagram”, semelhante com o que acontecia com a central telefônica de anos atrás. 

Por conta da Pandemia do novo coronavírus e o distanciamento social, para evitar a propagação da doença, manter o contato com a família à distância se tornou algo fundamental. Por isso, a ideia de Manuel Dallo chamou muito a atenção.

O criador do equipamento, em entrevista ao portal “The Verge”, disse que sua avó tem 96 anos e mora na mesma cidade que ele, na Espanha, mas que não conseguiu vê-la em razão da necessidade de distanciamento.

Contudo, a inspiração principal para a criação do “Yayagram”, foi justamente os bloqueios e as medidas de isolamento impostas pelo governo para frear a propagação do novo coronavírus.

telegram
Imagem extraída de
NSC Total

Como funciona o Yayagram 

O engenheiro de software contou alguns detalhes de como ele criou o dispositivo ao veículo de comunicação.

De acordo com ele, o equipamento é alimentado por um Raspberry Pi 4, roda em Python e utiliza diversas bibliotecas de softwares para funcionar. 

Para enviar mensagem pelo serviço, o usuário precisa seguir alguns passos:

  • O primeiro passo é conectar um cabo físico de acordo com a pessoas que você deseja enviar a mensagem;
  • Segure um botão para gravar o conteúdo de áudio próximo ao microfone que faz parte do Yayagram;
  • Após o envio, a mensagem de voz aparece normalmente no telefone do destinatário;
  • Quando o usuário do Yayagram recebe uma nova mensagem, seu conteúdo acaba impresso de forma automática em uma impressora embutida no equipamento, parecida com as utilizadas em lojas.

Além disso, o Yayagram tornou-se muito útil para a avó de Manuel Dallo, justamente por ela ter deficiência auditiva, dificultando as ligações realizadas pelo Telegram. 

Sem dúvida, o equipamento ofereceu à idosa uma maior independência para enviar e receber mensagens!

telegram
Imagem extraída de Olhar Digital
telegram
Imagem extraída de Olhar Digital

Apesar do mundo estar altamente tecnológico, há quem não tenha se acostumado ainda com os celulares modernos e preferem utilizar teclas em vez da tela sensível ao toque. Contudo, ao mesmo tempo, a população idosa cada vez mais antenada aos meios eletrônicos de relacionamento!

E então, gostou de saber mais sobre o Yayagram? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos!


Fonte: Olhar Digital, The Verge.

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.