Conheça o vilarejo italiano que usa sol artificial 

Mais luz no inverno   

Redação 360 28/10/2024

Viganella, na Itália, passou séculos  sem luz solar durante o inverno devido à sua geografia, deixando a vila em escuridão total por 83 dias ao ano.  A falta de sol afetava a saúde mental  e física dos moradores, além de reduzir a vitamina D. 

Em 1999, o prefeito de Viganella decidiu mudar isso. Com a ajuda do arquiteto Giacomo Bonzani, foi criado um projeto para instalar um espelho gigante numa montanha próxima, refletindo a luz solar na praça da vila e iluminando o local durante o inverno. 

Em 2006, foi instalado o espelho,  com 8m de largura e 5m de altura, controlado por um sistema de rastreamento solar que ajusta sua inclinação, refletindo os raios do sol diretamente na vila, trazendo calor e revitalizando o convívio social. 

A tecnologia trouxe um novo senso de comunidade para Viganella, atraindo visitantes e inspirando outras cidades, como Rjukan, na Noruega, que instalou espelhos semelhantes para enfrentar longos períodos de escuridão no inverno. 

A manutenção do espelho é essencial para seu funcionamento.  Em 2015, o sistema passou por reparos para garantir sua eficiência contínua. Hoje, Viganella e Borgomezzavalle seguem beneficiadas pela inovação que desafia a escuridão com tecnologia. 

Conteúdo relacionado

Imagens extraídas do artigo original ou com  licença gratuita na plataforma Wordpress.