Tipos de andaimes e seus usos 

Veja os principais 

Simone Tagliani 12/12/2022

Algumas construções ou reformas necessitam da utilização de diferentes tipos de andaimes, montados temporariamente em canteiros para que trabalhadores possam realizar atividades em locais altos com mais segurança e facilidade.

Composto por torres modulares com quadros horizontais e verticais, pisos metálicos, diagonais e travessas, formando paginações variadas que permitem cobrir pequenas e grandes extensões de paredes. 

Fachadeiro

Esses andaimes são apoiados sobre rodas, tornando a mobilidade de toda a estrutura dentro do canteiro de obras algo muito mais prático. 

Móveis 

Tem a estrutura apoiada de forma simples e independente da construção, já conseguindo suportar cargas mais pesadas. Mas, atenção: quando montado nas fachadas dos prédios, deve ser revestido por tela! 

Tubular ou Apoiado 

Este andaime é formado pela união de tubos metálicos com braçadeiras, que podem gerar geometrias variadas conforme o desejado. Tem excelente durabilidade. E, para desmontagem, dispensa uso de ferramentas específicas. 

Tubo roll 

Este andaime é formado por peças de encaixes diretos e precisos, por pressão, com cunhas e rosetas que permitem também a criação geometrias variadas, e com diversas angulações. É indicado para locais de obra complexos. 

Multidirecional 

Apresenta sistema de travas tipo “X”, que proporciona aos trabalhadores maior segurança durante a realização das atividades. 

Industrial 

Bastante utilizado para atividades de manutenção e limpeza de fachadas, etc. Na verdade, ele não é bem um andaime, mas uma prancha presa por cabos de aço e movimentada por meio de guinchos manuais ou elétricos motorizados.   

Suspenso ou balancim