Coleta de fragmentos 

Em rios e oceanos 

Simone Tagliani  16/08/2022 

Os pesquisadores estão bem preocupados com a qualidade da água no mundo. Por isso, engenheiros e outros cientistas estão trabalhando em projetos cuja tecnologia pode ajudar na coleta de fragmentos, de descarte de lixos. 

Da Holanda, o Ocean Cleanup para limpeza do Oceano Pacífico. Trata-se de um sistema de barreira flutuante para coleta de resíduos – em até 3 metros de profundidade – e que aproveita as correntes oceânicas. 

Ocean Cleanup 

A cidade de Baltimore precisou limpar as suas águas. Para isso, usou robôs alimentados por energia solar e que usam a própria corrente como uma forma de filtro para barrar lixo, como pneus, e até manchas de óleo. 

Família Wheel 

Este é um mecanismo para auxiliar o sistema de drenagem de águas saídas de grandes canalizações de águas pluviais em centros urbanos, capaz de reter uma quantidade significativa de resíduos brutos. 

Netting Trash Trap 

Esta ideia é para Nova York. Trata-se de uma piscina de tamanho olímpico que será periodicamente lançada para flutuar sobre as águas do rio para limpá-lo; ao mesmo tempo, também uma opção para recreação das pessoas no verão. 

Piscina flutuante 

Este é um “robô faxineiro” capaz de limpar águas atingidas por vazamento de petróleo, como se fosse um aspirador de pó marinho com três braços e uma bomba embutida, movimentando e separando resíduos do líquido. 

Bio-Cleaner 

Temos também alguns exemplos brasileiros. Quer conhecê-los? Então, sugerimos que confira a matéria original do Engenharia 360. O link encontra-se logo abaixo! 

Outros exemplos