O submersível desaparecido em expedição ao Titanic 

Engenharia do Titan 

Redação 360 20/06/2023

O submersível "Titan" da OceanGate Expeditions desapareceu durante uma expedição aos destroços do Titanic  no Oceano Atlântico, perto do Canadá.  A embarcação tem poucas horas de oxigênio restantes e 5 pessoas estavam a bordo. 

Os destroços do Titanic estão localizados a cerca de 600 km da  costa de Newfoundland, a uma profundidade de aproximadamente 3.800 m. A expedição para os destroços dura 8 dias e custa cerca  de R$ 1,194 milhão. 

O submersível Titan possui cerca  de 10 toneladas, em fibra de carbono  e titânio, com autonomia de até  96 h, podendo chegar a profundidade máxima de 4.000 m. Além disso, alcança uma velocidade de 5,5 km/h  e tem capacidade de carga útil de  685 kg. 

O Titan é controlado por joystick, possui compartimento de observação com janelas panorâmicas, iluminação avançada e câmeras de alta resolução, três telas para navegação, sonar e exibição de imagens aos passageiros. 

As autoridades fazem buscas com aeronaves, boias de sonar e radar. Guarda Costeira dos EUA, Forças Armadas do Canadá e parceiros privados envolvidos. Prioridade é encontrar a embarcação e garantir segurança da tripulação. 

Conteúdo relacionado

Imagens extraídas do artigo original ou com  licença gratuita na plataforma Wordpress.