Quais as soluções da Engenharia? 

Enchentes no Brasil 

Simone Tagliani 11/01/2023

Resolver problemas de enchentes nas grandes cidades é um grande enorme. Muitos dirão que é culpa da falta de recursos. Porém, a verdade é que o maior dilema é acertar no planejamento!  Veja algumas alternativas!

A exemplo das microdrenagens (bocas de lobo), galerias, canalizações, barragens, diques e desvios de cursos d’água.  

Estruturais 

Como restrições legais a ocupações de áreas com risco de inundação e técnicas compensatórias, como bloquetes de pavimentação, e mais. 

Não estruturais 

– Planejamento de bairros e loteamentos planejados, de organização ordenada. – Desapropriações para recuperação de áreas. – Criação de planos para destinação da água e sedimento que vêm dos morros. – Construções de escadas hidráulicas.

Outros exemplos

– Construção de reservatórios, praças inundáveis (water Squares), caixas de retenção e piscinões (que dependem de espaço) e reservatórios subterrâneos (que dependem de mais dinheiro).

– Drenagem urbana, como parte do saneamento básico – ao lado do fornecimento de água, da coleta de esgotos e do recolhimento de lixo. Isso inclui macrodrenagem, com base no mapeamento dos cursos d’água. – Criação de plano de combate – com auxílio de profissionais de geografia, topografia, hidrologia, meteorologia, entre outros – aos desassoreamento dos rios, em consequência de impactos ambientais.

– Despermeabilização de áreas ou criação de áreas verdes, para absorver as águas e evitar que os estragos aconteçam em pontos mais baixos, causando transtornos nas vias públicas, proliferação de doenças de veiculação hídrica, perdas em comércios, residências e, inclusive, em alguns casos, perdas humanas.

– Incentivo à construção de telhados verdes e jardins verticais, que até podem ser transformados em hortas, além do uso de pavimentos permeáveis e sistemas de aproveitamento de água de chuva.

– E conscientização de medidas complementares, como não ocupação de encostas, descarte adequado de lixo, preservação dos rios, conservação de matas ciliares, etc.

Conteúdo relacionado

Imagens extraídas do artigo original ou com  licença gratuita na plataforma Wordpress.