Entenda a  diferença 

Entre estas peças 

Redação 360  30/11/2022

O Engenharia 360 montou uma lista especial de informações sobre elementos de fixação – unidos de forma móvel ou móvel permanente, com uso de soldas, por exemplo -, suas características, formas, tipos, e mais detalhes. Confira a seguir! 

Parafuso: elemento mais conhecido por todos; com design cilíndrico roscado, com cabeça – podendo ainda apresentar várias outras formas. Porca: com um design em forma de prisma, cilindro ou outro; com furo central roscado por onde podem ser passados parafusos.

Arruela: também tem um furo central por onde podem ser passados os parafusos, mas com design em forma de disco metálico. 

Chaveta: mais uma peça em forma prismática ou cilíndrica, mas que pode ter faces paralelas ou inclinadas – a escolha por um modelo ou outro a depender do tipo de movimento que será transmitido; serve para fixação de como elementos de transmissão.

Anel elástico: apresenta, como já diz o nome, um formato de anel; servindo para posicionar ou limitar o movimento de uma peça que desliza sobre um eixo.

Rebite: com um desing cilíndrico, de uma cabeça; feito de aço, alumínio ou latão; usado na fixação permanente de 2 ou mais peças.

Pino: com design que permite movimento por rotação; serve para a união de peças articuladas.

Cavilha: une peças que não são articuladas entre si.

Contrapino: também conhecido como cupilha; apresenta design de haste, com forma de meio-cilindro; com cabeça circular e “pernas” desiguais; servindo para impedir a saída de um pino ou porca durante vibrações das peças fixadas.