Diferentes tipos de lâmpadas 

Efeitos nos interiores 

Simone Tagliani 05/10/2022  

Para compor o sistema luminotécnico de uma casa ou espaço comercial, podemos contar com diversos tipos de lâmpadas disponíveis no mercado. Confira a lista dos principais modelos -   categorias de lâmpadas mais usadas - e suas características!

São compostas por filamentos que liberam luz e calor, com um halogênio – geralmente feito de bromo ou iodo. Com luz amarelada. Indicadas para iluminação focadas; para uso em pendentes, lustres e spots embutidos. 

Halógenas

Convertem descargas elétricas em luz por meio de chip, sem emitir calor. Consomem pouca energia, são  duráveis, consideradas ecológicas, de visual moderno, e podendo emitir diferentes cores. São perfeitas para luminárias spots, arandelas, balizadores e iluminação de fachadas. 

LED

De descarga de alta potência, necessitando de reatores para sua ignição e operação. Possuem baixo consumo de energia e a luz produzida é bem brilhante. Ideal para iluminação de grandes áreas, como galpões, vitrines, estádios e postes de rua. 

HID

Dispositivo com tubo de gás com neon em seu interior, acionado quando submetido a eletricidade. Diferentes gases acrescidos a esta mistura podem produzir diferentes cores. Uma boa alternativa para a criação de luminosos decorativos para fins comerciais ou de eventos promocionais. 

Neón

Cabo de vidro ou de elementos poliméricos que transmite luz. Dispositivo muito seguro, econômico, de baixa manutenção, que não transmite calor e nem emite ruídos. Ótimo para iluminação de efeitos em forros de gesso.

Fibra ótica

Quer conhecer mais exemplos de lâmpadas à venda no mercado? Então, confira a matéria original do Engenharia 360. O link você encontra no box abaixo! 

Outros exemplos