Cidades brasileiras  com os piores índices 

Saneamento básico 

Redação 360 06/07/2023

O Instituto Trata Brasil e a GO Associados avaliaram recentemente  os indicadores de saneamento básico no Brasil, como tratamento de esgoto, acesso à água potável, coleta de esgoto e investimentos em saneamento. 

A conclusão foi que apenas 51,20% do esgoto é tratado no Brasil, com mais de 5,5 mil piscinas olímpicas despejadas diariamente.  Disparidade: nos melhores municípios, quase todos têm acesso à água e coleta de esgoto, mas nos piores, 3 em cada 10 não têm acesso à coleta de esgoto. 

Cerca de 100 mi brasileiros sem acesso ao esgoto e 35 mi sem água potável. O tratamento de esgoto é 340% maior nos melhores municípios. E a falta de acesso afeta saúde, causando doenças hídricas e problemas de saúde. 

Os 10 piores municípios  do Brasil em termos de saneamento básico, de acordo com o Ranking do Saneamento do Instituto Trata Brasil, são: 

– Ananindeua (PA) – Várzea Grande (MT) – Maceió (AL) – Rio Branco (AC) – Belém (PA) – São Gonçalo (RJ) – Santarém (PA) – Porto Velho (RO) – Marabá (PA) – Macapá (AP)

Conteúdo relacionado

Imagens extraídas do artigo original ou com  licença gratuita na plataforma Wordpress.