Seria essa a resposta para a falta de moradia popular? 

Casas de 15 m²

Simone Tagliani 21/06/2023

A prefeitura de Campinas está construindo casas populares de 15 m², que abrigarão cerca de 450 pessoas. As casas são feitas em sistema tradicional de alvenaria e geraram polêmica devido ao espaço reduzido, com espaço limitado de circulação. 

A população beneficiada vê as casas como uma conquista, tendo até  6 meses para começar a pagar o financiamento, mensalidade de aprox. 10% do salário mínimo. A prefeitura de Campinas investiu um total de quase R$ 6 milhões com os investimentos no projeto. 

As críticas ao projeto das casas de  15 m² começam pelo fato de não se adequarem ao conceito de moradia digna recomendado pela ONU, que prevê a inclusão de uma cozinha além de um quarto e um banheiro.

Especialistas possuem opiniões divergentes sobre as casas de 15 m². O presidente Lula criticou o projeto, mencionando a falta de cozinha e comparando as casas a poleiros. Um especialista em política habitacional também criticou a ausência de cozinha. 

O prefeito de Campinas chamou  as críticas de uma polêmica criada pelos "lacradores" e afirmou que as casas são maiores que os barracos anteriores e que são consideradas "embriões residenciais".

Conteúdo relacionado

Imagens extraídas do artigo original ou com  licença gratuita na plataforma Wordpress.