Arranha-céus  em baterias gigantes 

Proposta Engenharia 

Redação 360 29/06/2024

Engenheiros dos Emirados Árabes Unidos propõem transformar arranha-céus em baterias gigantes de energia. Além de serem marcos da arquitetura, essas estruturas poderiam armazenar energia gravitacionalmente. 

A ideia revolucionária visa criar baterias sustentáveis em edifícios de até 1 km de altura. Um sistema usa pesos que descem do topo para gerar eletricidade, enquanto outro bombeia água para girar turbinas, replicando usinas hidrelétricas reversíveis. 

Esse conceito aproveita a física da gravidade para armazenar energia excedente, podendo operar com fontes renováveis ou da rede elétrica convencional, beneficiando tanto os próprios arranha-céus quanto edifícios vizinhos. 

Embora promissor, o projeto enfrenta desafios como o peso adicional nos cálculos estruturais e a manutenção. Contudo, as empresas estão determinadas a superar esses obstáculos, visando um futuro sustentável com arranha-céus como pilares de energia limpa nas cidades. 

Conteúdo relacionado

Imagens extraídas do artigo original ou com  licença gratuita na plataforma Wordpress.