Simone Tagliani 26/01/2023
A história do Brasil é marcada pela construção de diversas fortificações, muitas delas ainda preservadas e abertas à visitação. Estes fortes, erguidos em locais estratégicos. Confira exemplos!
Este forte em Salvador, Bahia, é um dos principais atrativos turísticos do Brasil. Construído em torno de 1536, uma das mais antigas estruturas militares no país. Em 1698, foi adicionado um farol, o primeiro da América do Sul.
Em Salvador, este forte é o único circular do Brasil. Foi construído em 1623 e sua forma foi inspirada no Forte de São Lourenço do Bugio, localizado na foz do rio Tejo, em Portugal.
Em Niterói, no RJ, foi a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara durante os períodos de colônia e império. Com uma arquitetura imponente e preservada, é ponto turístico do município. O último disparo do forte foi realizado em 1955.
Em Florianópolis, SC, tem uma arquitetura harmoniosa, cercada por muralhas e muito bem preservado, restaurada entre os anos 70 e 90 pelo IPHAN e pela UFSC. Artefatos arqueológicos fazem parte de uma exposição permanente.
Em Natal, RN. Este forte foi construído em 1598, e é um dos principais cartões-postais do país. Dentro da sua construção, os visitantes há canhões restaurados, a capela com poço de água doce, alojamentos e torres de observação.
Na Ilha de Itamaracá, em PE, é um exemplo da arquitetura holandesa na região. Foi depois ocupado pelos portugueses. Hoje é restaurado, prometendo revelar vestígios da construção original escondidos sob a fortificação portuguesa.
Imagens extraídas do artigo original ou com licença gratuita na plataforma Wordpress.