O que você acha que é mais resistente: vigas de concreto ou de aço? E se disséssemos que existe outra opção ainda melhor, as vigas de plástico! Sim, é possível moldar elementos para a construção civil com esta matéria-prima reciclada. Qual o motivo? Um caminho mais sustentável para a Arquitetura e Engenharia Civil! Bem, pelo menos é isso que propõem os pesquisadores da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, que patentearam um novo sistema de fabricação de peças que promete revolucionar o setor! Continue lendo para saber mais!
Como são feitas as vigas de plástico?
As vigas feitas pelos pesquisadores espanhóis são fabricadas em pequenos blocos de plásticos impressos em 3D. No processo, é utilizado plástico reciclado como matéria-prima. A ideia era mesmo criar uma solução mais sustentável para a construção civil. "Nosso objetivo era propor uma alternativa às atuais vigas de concreto armado. Elas são feitas com perfis construídos ao longo do comprimento da peça, que exigem instalação cara e são de difícil transporte.", assim explicou o professor José Ramón Albiol, coordenador da equipe da universidade, em reportagem de Inovação Tecnológica.
Quais as vantagens e desvantagens das vigas plásticas?
- As vigas plásticas são facilmente transportáveis;
- São fáceis de serem instaladas em qualquer lugar;
- Podem ser montadas como se fossem módulos LEGO;
- Pesam até 80% menos que vigas de concreto e metal;
- Economiza, assim, custos com tempo, mão de obra, guindastes e caminhões;
- Sua estrutura, em favo de mel, permite reduzir o material utilizado;
- Assim, tem baixo peso estrutural;
- E, por fim, apresenta capacidade mecânica elevada.
Como são instaladas as vigas de plástico?
As vigas de plástico, como dito antes, são fabricadas em pequenos blocos, facilmente transportáveis. Elas são levadas até o local de uso apenas com ajuda de mão de obra simples, montadas como se fossem "peças de encaixar" e reforçadas com elementos que garantem a sua rigidez. Se for necessário, podem ser impressas no próprio canteiro. Isso quer dizer que podem ser fabricadas em qualquer lugar, até nas alturas, em níveis mais altos de edifícios ou áreas de difícil acesso - por exemplo, em zonas de favelas.
O que acha do potencial das vigas de plástico? Escreva nos comentários!
Veja Também:
Fontes: Inovação Tecnológica.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.