Engenharia 360

Como é a vida de um astronauta no espaço?

Engenharia 360
por Rafael Panteri
| 20/07/2022 3 min

Como é a vida de um astronauta no espaço?

por Rafael Panteri | 20/07/2022
Engenharia 360

Muitas crianças têm o sonho de se tornarem astronautas. Isso ocorre, principalmente, por causa dos filmes de aventura que assistimos nessa fase da vida. Mas como será que é o dia a dia de um viajante do espaço? Descubra agora, algumas curiosidades e dificuldades que eles enfrentam.

Alimentação

Infelizmente, as pizzarias não realizam delivery no espaço, por isso, antes de decolarem, os astronautas devem abastecer a aeronave. Os alimentos levados são especiais para o consumo fora da atmosfera terrestre e apresentam embalagens apropriadas.

É importante que as refeições espaciais durem bastante sem refrigeração, e sejam fáceis de preparar. Afinal, além do ambiente de microgravidade impor dificuldades em tarefas simples, os astronautas precisam aproveitar ao máximo o tempo fora da Terra para desenvolver seus trabalhos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
vida astronautas espaço
Alimentos para astronautas reais – Imagem: Rafael Nakahara

Outro ponto importante é a higiene e segurança dos tripulantess; pedaços de alimentos, como migalhas, não poderiam escapar e ficar flutuando pela nave. Para contornar esse problema, as primeiras guloseimas espaciais eram tubos de comida em pasta. Felizmente, com o avanço da tecnologia, os pratos já se parecem com os que temos aqui na Terra.

Os métodos de reidratação de alimentos à base de gelatina (o que evita migalhas) permitiram a ampliação do cardápio; hoje é possível apreciar camarão, frango, vegetais, torradas e pudins dentro dos foguetes.

A tecnologia dos foguetes também cooperou com a alimentação dos astronautas. Hoje, as aeronaves possuem dispositivos especiais para aquecer os alimentos e despejar água quente naqueles que precisam ser preparados. Para ter uma ideia, há na ISS – a Estação Espacial Internacional – a disponibilidade de comida japonesa, chinesa, italiana, entre outras.

Banheiro

Com toda essa variedade de pratos, os astronautas precisam de um banheiro confortável. Apesar de não se parecerem em nada com os convencionais da Terra, os sanitários das aeronaves garantem a higiene da tripulação.

IMG 20210918 WA0051 edited
Recipientes que armazenam dejetos sólidos – Imagem: Rafael Nakahara

Em primeiro lugar, não existe descarga. Os dejetos sólidos são descartados por jatos de ar para dentro de um compartimento. Lá, são desidratados, desinfetados, compactados e armazenados para posterior remoção (quando a nave retornar para a Terra). Os dejetos líquidos são lançados no espaço, mas não se preocupe. Rapidamente as gotas evaporam e não há perigo de chegarem até nós.

banheiro
Banheiro dos astronautas – eles devem se amarrar ao vaso para utilizá-lo. Imagem: Site Oficial da NASA

Dormir

Os astronautas precisam manter a higiene mesmo no espaço. Antes de dormir devem escovar os dentes e se dirigir para o local apropriado, onde não há objetos perigosos que possam machucá-los durante a noite. Para entender como é todos esse processo, vejo o vídeo abaixo:

As estações de sono possuem sacos de dormir amarrados por cordas em um canto da sala. Desse modo, mesmo flutuando, o dorminhoco não fica batendo nas paredes.

Tragédia

Sabemos que essas missões são perigosas e os astronautas estão sujeitos a todo tipo de avaria. O que aconteceria se um dos tripulantes falecesse na viagem?

Segundo Catherine Conley, do Escritório de Proteção Planetário da NASA, “atualmente não há diretrizes específicas na política de proteção planetária, seja na NASA ou ao nível internacional, que tratariam do ‘enterro’ de um astronauta falecido ou ser solto no espaço”. Disse que em caso de uma fatalidade, a decisão seria tomada em tempo real pela NASA em conjunto com a Diretoria e tripulantes da espaçonave.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: TecMundo, MundoEducação, GizModo, IstoE

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo