Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

12 viagens de trem que você pode fazer virtualmente | Lista 360

por Kamila Jessie | 20/06/2020
Copiado!

Já que a recomendação é evitar viagens desnecessárias, a gente juntou uma coletânea de vídeos exibindo trajetos de trem no mundo todo. E não precisa ser fã de infraestrutura ferroviária para se maravilhar: tem paisagem para todos os gostos! Confira:

1 – Flåm, Noruega

A gente já começa pedindo paciência com os nomes enormes das localidades, mas o cenário nórdico, sem dúvida, compensa. Essa é considerada uma das viagens de trem mais bonitas do mundo, em uma rota de 20 quilômetros, que leva o passageiro desde o final de Aurlandsfjord, um afluente do Sognefjord, até as altas montanhas da estação Myrdal. Ao longo do caminho, percorrido em 42 minutos, você passará por cachoeiras, ravinas profundas, montanhas cobertas de neve e algumas fazendas, enquanto observa o tempo mudar do sol para a chuva.

2 – Linha Nordland, Noruega

Ainda na Noruega, essa aventura começa no fiorde de Trondheim, e fica cada vez mais cheia de neve a medida em que você viaja para o norte. Eventualmente, você praticamente passa para o Círculo Polar Ártico antes de terminar no município de Fauske. São mais de nove horas de frio nessa viagem.

3 – Bernina, da Suíça para a Itália

A viagem começa em St. Moritz, na Suíça, em um dia perfeitamente ensolarado e termina em Tirano, na Itália, através da linha da Bernina, que se tornou patrimônio da UNESCO em 2008. Sente-se com um café de estilo italiano e observe o trem atravessar aldeias pitorescas e burburinhos ao lado de falésias e águas azuis. Ao longo do caminho, você quebrará alguns recordes – ainda que virtualmente: é a maior travessia alpina ferroviária da Europa e a ferrovia de maior adesão no continente.

4 – Ferrovia Belgrado-Bar, Montenegro

A viagem começa cidade de Bar, perto do Mar Adriático, antes de passar pelo túnel mais longo da linha e pela ponte ferroviária mais alta da Europa. Depois de percorrer a região montanhosa do país, sendo 102 túneis e 96 pontes, você vai terminar o tour virtual na cidade de Bijelo Polje.

5 – Ferrovia Sarajevo – Ploče, Bósnia e Herzegovina

Você pode explorar os Bálcãs da Bósnia de trem, graças a este vídeo. Você inclusive passa rapidamente na Croácia antes de cruzar a fronteira de volta à Bósnia e Herzegovina e terminar sua viagem na capital, Sarajevo. Boa parte da jornada segue o rio Neretva e passa por um terreno montanhoso e estreito. Aviso a quem se incomoda com as sensações de confinamento, este é um vídeo que conta com 99 túneis e 65 pontes.

6 – North Wales Coast Line, Inglaterra para País de Gales

Viaje pela bela costa do país de Gales a bordo de um British Rail Class 175, um tipo de trem a diesel usado no Reino Unido.

7 – Ferrovia do sudoeste ocidental, Inglaterra

Ainda em território britânico, esta outra jornada virtual começa no metrô de Londres na estação London Waterloo e depois segue para oeste e sul. Ao longo do caminho, você verá o horizonte de Londres antes de se mudar para a paisagem verdejante e vibrante. O vídeo é do ano de 2017.

8 – Linha Geibi para Linha Fukuen, Japão

Você pode conhecer o interior do Japão em três horas de viagem virtual partindo da estação Hiroshima para a linha Geibi, que virou a linha Fukuen. A rota passa pela área montanhosa, portanto, espere ver pontes deslumbrantes e longos túneis escuros cortando montanhas.

9 – Pikes Peak no Colorado, EUA

Algumas pessoas chamam esse trajeto de “trem para o céu”. Para conferir, você pode viajar virtualmente pelo trem mais alto da América do Norte. A viagem começa na estação em Manitou Springs e sobe o conhecido pico em questão de minutos.

Esse tour é diferente, estando disponível em 3D e com atributos de realidade virtual, sendo acelerado para dois minutos.

10 – Ferrovia Durango e Silverton Narrow Gauge, EUA

Essa linha histórica, também no Colorado, leva os viajantes de uma cidade montanhosa para outra, viajando por um desfiladeiro para chegar lá. O tour está dividido em três partes e o diferencial da ferrovia é que ela é bastante estreita ao longo de mais de 75 quilômetros.

11 – Express Line, NY, EUA

Se você se sentir estranhamente ausente dos sons familiares de seu trajeto, este vídeo da cabine pode ajudar. A 7 Express Line (Flushing Express) viaja de Queens a Manhattan, oferecendo vistas externas e subterrâneas ao longo do caminho. E para os fãs de trens, lembre-se de que esta filmagem foi feita em um dos trens R62A da linha.

12 – Ferrocarril Central Andino, Peru

Esse passeio virtual está segmentado em quatro partes e é constituído de vídeos de 2017 (embora a data não altere em nada a beleza das paisagens). O Ferrocarril Central Andino liga o porto pacífico de Callao e a capital Lima a Huancayo e Cerro de Pasco. A primeira parte do tour começa em Chosica e termina perto da estação ferroviária Galera, nos Andes.

Nessa primeira parte, você atravessará a enorme ponte Puente Carrión; a segunda parte sobe de Matucana a San Mateo; a terceira parte leva os viajantes pela ponte Puente Infiernillo, que passa por um estreito desfiladeiro com altos muros de pedra em ambos os lados; e, finalmente, a parte quatro permite que você passe por um dos túneis ferroviários mais altos do mundo.

Veja também: 8 tours virtuais disponibilizados pela NASA.

Você gosta de viagens de trem? Qual a melhor que já fez? Qual a que você gostaria de fazer?

Fonte: Travel and leisure.

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários