Engenharia 360

Terrazzo: conheça este material que é uma forte tendência na Arquitetura de Interiores

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 20/05/2021 | Atualizado em 16/01/2023 4 min
Imagens extraídas de Terrazzo

Terrazzo: conheça este material que é uma forte tendência na Arquitetura de Interiores

por Simone Tagliani | 20/05/2021 | Atualizado em 16/01/2023
Imagens extraídas de Terrazzo

Você sabe qual a diferença entre Terrazzo e Granilite? Entenda por que os arquitetos a consideram uma boa solução de para pisos, paredes e bancadas!

Engenharia 360

Você sabe qual a diferença entre Terrazzo e Granilite? Entenda por que os arquitetos a consideram uma boa solução de para pisos, paredes e bancadas!

Se para nos vestirmos muitas vezes nos preocupamos em seguir tendências, o mesmo também podemos fazer com relação à decoração das nossas casas. E alguns materiais vêm e vão na moda da Arquitetura e Design de Interiores. Afinal, por que desperdiçar o bom conhecimento do passado, não é mesmo? Sim, podemos fazer uma releitura dos sistemas, adaptando-os à contemporaneidade. Um exemplo é a utilização do revestimento terrazzo, que surgiu entre os anos de 1970 e 1980 e que voltou a ser um hit nos projetos atuais. Continue lendo este texto para entender o porquê!

Terrazzo: conheça este material que é uma forte tendência na Arquitetura de Interiores
Imagem extraída de Casa Harmonia

Confira: Papel de parede – O que é e como utilizar?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que é Terrazzo?

Como dito anteriormente, terrazzo não é nenhuma novidade para o planejamento de interiores. Na verdade, aqui no Brasil, ele é mais conhecido por outro nome, granilite. E embora alguns profissionais discordem disso, o processo e acabamento deles é basicamente o mesmo, uma massa que é feita pela mistura de cimento com um mix de pedras ou até mesmo de sobras de pisos.

No vídeo a seguir, o famoso arquiteto da Internet, Paulo Biacchi, ensina a fazer uma massa diferente para granilite!

Marmorite

Explicando melhor, o terrazzo ou granilite leva tanto cimento comum quanto cimento branco, areia e água. E ainda dentro dessa massa vão diferentes pedriscos de granito e outros minerais - às vezes até vidro. O termo marmorite se refere a uma versão do granilite que é feito apenas com mármore em pó ou pedacinhos da pedra na massa cimentícia. E seu efeito visual é igualmente muito bonito!

Veja também: Tendências de design de interiores 2021: o que deve mudar na arquitetura e decoração neste ano

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Qual a resistência do terrazzo?

Uma das características que mais chamam a atenção neste material é a durabilidade, que pode ser justamente atribuída ao acréscimo de pedras à mistura de cimento. E esta mistura também costuma ser bastante resistente à água e abrasão. Inclusive é por isso que o material sempre foi muito bem considerado para diversas propostas de Arquitetura.

revestimento
Imagem extraída de Nina Cares

Como o terrazzo é utilizado nas arquiteturas?

O terrazzo ou granilite pode ser visto em diversos projetos antigos de residências e agora também em projetos atuais. Ele costuma ser mais utilizado como cobertura de pisos. Contudo, também é uma possibilidade de revestimento para paredes e bancadas, oferecendo um visual mais retrô para as decorações - sobretudo de banheiros e cozinhas.

Quais as possibilidades de acabamento para o terrazzo?

Algo no terrazzo ou granilite que agrada bastante os projetistas é a possibilidade da criação de superfícies em diferentes cores. Isso só é possível de acordo com o tipo de cimento e pedras utilizadas na mistura. São opções de cores para as massas: branco, cinza, preto, amarelo, rosa, verde, azul, entre outros.

As possibilidades para personalização de decorações não para por aí! Primeiro que, de acordo com a variedade de tamanho dos grânulos de pedras naturais utilizados, o efeito visual pode ser diferente - quanto mais clara for a massa e menores as pedrinhas, maior será a sensação de espaço amplo. E, segundo, também existem dois tipos diferentes de acabamentos que podem ser dados a essas superfícies. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

revestimento
Imagem extraída de naturalhair.bestnailideas.com em Pinterest

A versão polida é quando a superfície recebe uma camada extra superficial de resina impermeabilizante, ficando com um acabamento mais liso e com brilho. Ela é considerada perfeita para diferentes ambientes de interiores de construções - contudo, só para áreas que não serão molhadas!

Já a versão chamada de fulgê ou fulget deve manter a irregularidade dos grânulos, oferecendo uma superfície mais áspera, porosa e antiderrapante, com aspecto mais rústico. E como é de se imaginar, este é um tipo de acabamento ideal para escadas, rampas e ambientes de áreas externas da casa - realmente por ser uma opção mais segura e não escorregadia.

“Qualquer tipo de situação monolítica é muito bem vinda, principalmente em espaços menores. Se eu tenho o mesmo material no piso e na parede, seja cimento ou granilite, você tem a sensação de que o ambiente se expande. Banheiros todos revestidos são uma boa pedida, só é preciso cuidado para não escorregar." - designer de interiores Roberto Negrete, em reportagem de Revista Casa e Jardim.

Terrazzo: conheça este material que é uma forte tendência na Arquitetura de Interiores
Imagens extraídas de Bem Colar e Elo7

Fontes: Casa Vogue, Revista Casa e Jardim, Comunidade Vip, Casa e Construção, Revista USE.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo