Engenharia 360

Descubra a nova tela micro-LED flexível da LG que estica e fica 50% maior

Engenharia 360
por Redação 360
| 20/11/2024 | Atualizado em 22/11/2024 3 min
Imagem divulgação LG via Mundo Conectado

Descubra a nova tela micro-LED flexível da LG que estica e fica 50% maior

por Redação 360 | 20/11/2024 | Atualizado em 22/11/2024
Imagem divulgação LG via Mundo Conectado
Engenharia 360

A LG, uma das líderes globais em tecnologia, deu um passo importante no desenvolvimento de telas flexíveis. Recentemente, durante um evento em Seul, na Coreia do Sul, a empresa revelou um novo protótipo de display capaz de esticar até 50% do seu tamanho original. Essa é uma das notícias mais empolgantes no mundo do design! As possibilidades de aplicação desse material devem, certamente, revolucionar o mercado. Entenda o porquê no artigo a seguir, do Engenharia 360!

LG
Imagem divulgação LG via TecMundo

A evolução das telas flexíveis

Há quase uma década, empresas como a LG vêm explorando a tecnologia das telas flexíveis. Já vimos tal solução aplicada ao design de smartphones, tablets, painéis publicitários e muito mais. A questão é que os cientistas continuaram olhando em frente, buscando entender como aumentar a flexibilidade e resistência dessas telas, sobretudo para que possam ser utilizadas em superfícies curvas, suportando choques e condições extremas, como de calor e frio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Especialistas garantem que o protótipo apresentado em Seul é diferente de tudo que já foi visto. Por exemplo, o modelo anterior, de 2022, esticava apenas 20%. Mas a nova tela pode, de 12 polegadas, atingir até 18 polegadas. Isso representa um avanço significativo para o setor de tecnologia!

LG
Imagem divulgação LG via Tecnoblog

O grande diferencial do novo display é a resistência, sendo capaz de suportar até 10 mil ciclos de deformação, mantendo a nitidez da imagem e a precisão das cores. Na prática, significa que a tela pode ser até dobrada e torcida inúmeras vezes, sem comprometer a qualidade das transmissões. Isso ajudaria a melhorar o design de dispositivos que precisam suportar uso intenso e condições diversas.

Veja Também: LG Smart Home AI Agent: o robô inteligente para casa

A tecnologia do novo LG Display

O novo LG Display utiliza material especial de substrato de silício - semelhante ao usado em lentes de contato -, que é o responsável por permitir a deformação do material, além da manutenção da qualidade da imagem. Sua tela possui resolução de 100 pixels por polegada (ppi) e utiliza tecnologia micro-LED, com apenas 40 micrômetros como fonte de luz. Claro que essa resolução é inferior ao que se encontra em celulares modernos (de 416 ppi), mas parece, segundo relatos de representantes da LG, que o foco é a versatilidade e durabilidade do display.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aplicações potenciais

A LG tem grandes planos para o seu novo display. Ela vislumbra o uso da tecnologia em notebooks com telas touch, smartphones e tablets dobráveis, além de roupas inteligentes, dispositivos vestíveis e painéis automotivos. Estamos falando de uniformes de empresas com telas informativas; smartwatches e outros gadgets que se adaptam ao formato do corpo humano; e carrocerias e painéis de carros com telas curvas, onde partes do display se projetam para fora, como botão físico para gerar comandos.

LG
Imagem divulgação LG via Tecnoblog

O futuro das telas flexíveis

Embora o potencial do novo LG Display seja imenso, seus desenvolvedores ainda precisam superar alguns desafios técnicos antes que a tecnologia possa ser comercializada em larga escala.

Primeiro eles precisam realizar estudos de viabilidade para produção em massa e entender melhor a demanda do mercado. E olha que a concorrência é forte! Isso porque outras companhias sul-coreanas também estão explorando soluções semelhantes como parte de um programa do Ministério do Comércio. A saber, são 19 empresas e instituições locais dedicadas à pesquisa e desenvolvimento nesta área.

Independente disso, as excelentes características desse protótipo da LG, como a flexibilidade e resistência da tela, marcam um avanço para a indústria. Concorda? O que achou dessa inovação? Deixe seu comentário logo abaixo!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: LG: O Futuro com Tecnologia e Inteligência Artificial


Fontes: Tecnoblog.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo