Engenharia 360

Sustentabilidade na indústria: como construir essa mentalidade?

Engenharia 360
por Kaíque Moura
| 14/06/2017 | Atualizado em 10/06/2022 3 min

Sustentabilidade na indústria: como construir essa mentalidade?

por Kaíque Moura | 14/06/2017 | Atualizado em 10/06/2022
Engenharia 360

Boa parte dos produtos que vocês têm em sua casa passou por algum processo manufatureiro realizado nas linhas de produção de uma indústria. Indústrias que fabricam centenas de produtos em um minuto. É inegável que a indústria assume um importante papel no desenvolvimento de grandes metrópoles, incentivando o consumo desses produtos e impulsionando assim a economia do país. Mas como nem tudo é perfeito, a indústria também possui alguns impactos negativos. Quais são esses impactos? O que pode ser feito para eliminá-los? Dentre várias práticas que ajudam na busca por soluções para esses problemas, estudaremos hoje um tema que está muito presente atualmente: sustentabilidade.

Linha de produção de caminhões.
Linha de produção de caminhões.

Mas o que é sustentabilidade?

De maneira geral, sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Objetivos do desenvolvimento sustentável.
Objetivos do desenvolvimento sustentável.

Desde os anos 90, no setor industrial vem sendo discutido formas de controlar a emissão de gases e resíduos sem afetar a produção em grande proporção. O mundo já presenciou a ECO 92, Protocolo de Kyoto e uma série de ações que de alguma forma promovem o pensamento sustentável na indústria. No Brasil, a ISO 14000 orienta a regulamentação e obtenção de Certificados de Gestão Ambiental às empresas. Essa é uma forma encontrada para que as indústrias mantenham seus processos em níveis de emissão de gases e resíduos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
Emissão de gases de uma indústria.
Emissão de gases de uma indústria.

As indústrias, independente do ramo de atuação, utilizam excessivamente matéria-prima em seus processos. Sabemos que esses recursos naturais, se usados de maneira desordenada, podem além de acabar, estar colocando em risco as condições ambientais das próximas gerações, interferindo na qualidade do ar, falta de água, efeito estufa, poluição, etc.

Veja Também: Sustentabilidade na indústria – como construir essa mentalidade?

O que pode ser feito?

Mas o que as indústrias podem fazer para minimizar esses danos e consequentemente construir uma mentalidade sustentável?

Abaixo, elencamos algumas ações que podem ser adotadas num processo produtivo para contribuir com o desenvolvimento sustentável. São elas:

  • Realizar manutenção periódica nos equipamentos, para que dessa forma o consumo de energia seja equilibrado e controlado;
  • Realizar o descarte de lixo de maneira adequada, respeitando a coleta seletiva;
  • Buscar reutilizar embalagens em alguma outra aplicação, como paletes quebrados na construção de armários ou arranjos para plantas;
  • No momento em que os funcionários estiverem no horário de almoço, desligar as luzes e o ar condicionado;
  • Reutilizar a água proveniente dos condicionadores de ar para lavagem dos sanitários, corredores e máquinas;
  • Utilizar sempre que possível papel reciclado;
  • Adoção dos 3 R’s (Reduzir, reutilizar e reciclar);
  • Investir em treinamentos para TODOS os funcionários acerca de questões ambientais, conscientizando a todos dos problemas que podem surgir caso não seja incorporada uma mentalidade sustentável.
3 R's.
3 R’s.

Essas práticas devem ser implementadas de maneira ordenada, para alcançar o resultado esperado. Mas isso não deve ser feito apenas nas fábricas. Em nossa residência deve ser praticada algumas atitudes simples, como consumir menos água e energia, se locomover na medida do possível através de bicicleta ou transporte coletivo, fazer a correta separação do lixo, não jogar lixo nas ruas, etc.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ajude as próximas gerações!
Ajude as próximas gerações!

Entenda que devemos viver o presente imaginando o que o futuro irá nos proporcionar. Outras gerações surgirão e elas devem usufruir dos mesmos benefícios que nós usufruímos hoje. Pense no próximo. Contribua para um mundo melhor.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Kaíque Moura

Graduando em Engenharia de Produção no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e Técnico em Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo