Quando nos decidimos cursar Engenharia ou qualquer outro curso que não seja da área de humanas, é comum dar muita ênfase às habilidades técnicas - como ser proficiente em alguma linguagem programação tipo AutoCad, MS Project, e por aí vai. Sem dúvidas é muito importante ter habilidades! Mas só isso basta? Saiba mais a seguir!
Veja Também: Engenheiro de Produção, seja um líder! E todos os outros engenheiros também
Como são classificadas as habilidades?
Habilidades são geralmente classificadas de duas formas: “hard skills” e “soft skills”. O primeiro termo se refere às habilidades técnicas e ao conhecimento que uma pessoa tem. Já o segundo termo se refere aos atributos que fazem alguém apto a interagir eficientemente com os outros, algo que é analisado por sociólogos e psicólogos para traçar a inteligência emocional de um indivíduo.
Quais as habilidades soft skills mais significativas?
Uma pesquisa feita pela National Association of Colleges and Employers e publicada na Forbes aponta as dez habilidades mais procuradas num candidato e, surpreendentemente (ou não), as cinco primeiras são soft skills:
- habilidade para trabalhar em time;
- de fazer decisões e resolver problemas;
- se comunicar verbalmente com pessoas dentro e fora da organização;
- planejar, organizar e priorizar o trabalho; e
- obter e processar informações.
Ou seja, além de ter conhecimento na área, é necessário também saber comunicar-se bem com outras pessoas, sejam elas da área em que você atua ou não.
Como posso melhorar as habilidades soft skills?
Já durante a faculdade temos várias oportunidades de melhorar as nossas habilidades, pois é constante a necessidade de se fazer trabalhos em grupo e apresentá-los para sua turma ou mesmo em congressos. Aproveite esses trabalhos para desenvolver a sua forma de se comunicar e de lidar com pessoas diferentes de você. Aqui vão algumas dicas:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
- Aprenda a se planejar já na faculdade, esta pode ser uma habilidade útil no seu futuro emprego;
- Se você tem dificuldades de comunicação, existem cursos de oratória que podem te ajudar a vencer a timidez de falar em público; e
- Peça feedback honesto dos seus professores e colegas de classe, a opinião deles pode ser muito útil na construção de suas habilidades.
O principal é ser proativo! E se você identificar algum ponto que precisa ser melhorado, corra atrás!
Tem mais alguma dica de como melhorar as soft skills? O que achou do texto? Escreva nos comentário!
Fontes: linkedIn.com/pulse, Forbes, Investopedia
Comentários
Jéssica Dias
Engenheira industrial; formada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense; com passagem pelo Instituto de Tecnologia de Rochester; tem experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), e já atuou nas funções de Logística, Planejamento e Programação de Materiais.