Responde essa: como você escolhe chuveiro para o banheiro da sua casa? É só pelo design? Não, errado! Você precisa entender as características dos modelos disponíveis no mercado, sobretudo o seu funcionamento, e entender o que combina com as suas necessidades e de sua família. E são tantas as diferenças entre as alternativas que você vai se surpreender. Confira tudo no texto a seguir!
Qual a melhor potência e alimentação?
'Potência de um chuveiro' tem a ver com a capacidade máxima de aquecimento de um aparelho. Ela é expressa por W ou Watts. E quanto maior, mais elevada pode ser a temperatura da água fornecida para o banho. Por exemplo, uma ducha tem bem mais potência do que um chuveiro comum - claro que sempre observando, junto disso, a bitola do fio disponível na saída de energia do box do banheiro, evitando sobrecargas e gastos de energia desnecessários, além de garantir segurança.
O primeiro possui um jato inclinado, fazendo um distanciamento natural da parede, sem precisar de tubo extensivo. Já o segundo permite um fluxo de água mais vertical, sendo o sistema hidráulico, nesse caso, somado à queda da água por gravidade.
Poucos ou muitos furos?
Estamos falando daquela peça que fica na parte de baixo dos chuveiros e duchas. Com menos furos, a pressão da água aumenta. Mas, com mais furos fica melhor e mais bem distribuído o jato d'água. Aliás, há uma exceção. Quando o jato é inclinado, quanto menos furos a água sai com mais pressão. Em casas com sistema de baixa pressão, é recomendável a instalação de modelos com pressurizadores internos. E em casas térreas, por exemplo, onde a pressão é quase sempre baixa, uma ducha turbinada, que aumenta o volume e a pressão significante.
Veja Também: Como funciona a resistência de chuveiro? | 360 Explica
Tem como ajustar a temperatura?
Sim, tem como fazer esse ajuste sim! A maioria dos chuveiros e duchas têm esse comando de temperatura ajustado com peça em parte externa, já com uma resistência de aquecimento na parte interna - refil ou espiral -, que faz a energia elétrica ser transformada em térmica. E ao fechar o registro a pressão cessa e o chuveiro desliga.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A melhor opção entre os modelos disponíveis nas lojas é a multi temperatura, com três ou mais estações fixas preestabelecidas reguláveis. Mas se você deseja ainda mais precisão, pode optar por um aparelho eletrônico, com controle de temperatura e economia, permitindo escolha exata do nível desejado.
Veja Também:
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.