Engenharia 360

Será que vale a pena fazer engenharia?

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 11/12/2019 | Atualizado em 16/11/2021 4 min

Optar pelo curso é desafiador, mas pode valer a pena no final

Será que vale a pena fazer engenharia?

por Larissa Fereguetti | 11/12/2019 | Atualizado em 16/11/2021

Optar pelo curso é desafiador, mas pode valer a pena no final

Engenharia 360

Optar pela Engenharia nem sempre é uma decisão fácil (e olha que não chegamos à parte que parece mais difícil ainda, que é escolher sobre qual tipo de Engenharia vamos fazer). Será que vale a pena fazer engenharia nos dias atuais? É uma carreira satisfatória?

Ah, Engenharia! Tantas dúvidas…

Todas essas parecem perguntas de quem vai tentar vestibular, mas a verdade é que nos questionamos isso o tempo todo, mesmo durante a graduação (quando estamos sofrendo com alguma matéria que parece ter saído das profundezas) e até depois de formados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na engenharia, a responsabilidade é enorme. Existe uma velha piada (se é que podemos chamar assim) que diz que a diferença entre a Engenharia e a Medicina é que o médico, quando erra, só mata um. Sem graça ou não, essa “piada” carrega um lembrete importante: o tamanho da responsabilidade de um engenheiro mediante qualquer uma de suas ações.

Com grandes poderes vem grandes responsabilidades e também um grande estresse. Um(a) engenheiro(a) passa por desafios constantes. O tempo todo, tomamos decisões cuja implicação que pode cair sobre nossas cabeças a qualquer momento (literalmente). O desafio intelectual também é grande, principalmente quando você precisa essas grandes decisões. Isso pode ser um parque de diversões para quem fica entediado com facilidade.

boneco de lego engenheiro
Imagem: monash.vic.gov.au

A carreira

No mercado de trabalho, há cada vez mais profissionais formados em Engenharia. Muitos são altamente capacitados, o que torna a concorrência brutal (e também pode inflar muitos egos). É até difícil falar sobre a situação dos engenheiros no mercado brasileiro atual, que é muito instável.

A Engenharia está em tudo a nossa volta, mesmo isso que nem sempre seja muito óbvio. Um(a) engenheiro(a) é uma pessoa curiosa, alguém que quer descobrir como tudo funciona, que vê engrenagens girando o tempo todo para mover o mundo. Se não é, provavelmente aprenderá a ser, porque esse é algo intrínseco à profissão.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A verdade é que Engenharia envolve promover o bem-estar social, desenvolver soluções que tornam a vida mais prática, etc. Ou seja, envolve todo o desejo de transformar o mundo em um lugar melhor. É isso que um(a) engenheiro(a) deve ter como ponto de partida para sua carreira.

homem apontando para algum ponto
Imagem: unsplash.com

A escalada até o topo

Nem sempre somos nós que escolhemos a Engenharia. Às vezes, é ela quem nos escolhe. Então, quando consideramos todos os obstáculos para obter nosso tão sonhado título de engenheiro(a), o custo-benefício parece desanimador. A faculdade é difícil sim, consome dias e noites de estudo, demanda dedicação e responsabilidade. Tudo isso contribui para moldar o seu ‘eu profissional’. Embora muitos estudantes não saibam, o alívio não vem com a formatura. É depois dela que você vai precisar batalhar para construir sua carreira, ganhar experiência, se estabelecer no mercado ou na área acadêmica.

O desânimo com a carreira também é normal. A velha pergunta “o que eu estou fazendo com a minha vida?” começa a aparecer com mais frequência. Isso porque nós traçamos planos sem parecer lembrar que o futuro é bem incerto. Planejamos sair da faculdade com um grande emprego e com a vida feita, mas descobrimos, de forma frustrante, que não é bem assim. Mesmo se a pessoa for uma daquelas sortudas que parece nascer com o caminho feito e a carreira traçada, é muito difícil permanecer no topo quando não há dedicação e esforço.

homem engenheiro segurando um cofre de porquinho
Imagem: theengineer.co.uk

Um(a) engenheiro(a) não deve parar de estudar e nem de buscar por atualizações, deve sempre persistir no aprendizado. Afinal, por estarmos diretamente ligados a tecnologias, precisamos estar preparados para acompanhar o mercado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vale a pena ser um(a) engenheiro(a)?

Quando perguntam se vale a pena ser um(a) engenheiro(a), a resposta é simples: tudo vale a pena quando envolve algo que você gosta. Movidos pelo desejo de fazer Engenharia e por um sentimento de amor ao que fazemos, vale a pena.

Ser engenheiro(a) é desafiador, mas as dificuldades fazem parte do percurso e agregam mais valor ao que fazemos, ao que nos tornamos e ao que somos. Assim, Engenharia não é sobre dinheiro, status ou sobre qualquer coisa superficial. Engenharia é sobre amor ao ofício, sobre colocar em prática nossas habilidades e sobre poder dizer, com o coração cheio, que somos engenheiros(as) e que mudamos o mundo.

mulher engenheira em laboratório
Imagem: unsplash.com

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Engenheira, com mestrado e doutorado. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo