Engenharia 360

Engenharia Antiga: Por que o Concreto dos Maias Supera o Atual?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 04/08/2023 | Atualizado em 07/08/2023 3 min
Imagem de Jon Toy por Pixabay

Engenharia Antiga: Por que o Concreto dos Maias Supera o Atual?

por Simone Tagliani | 04/08/2023 | Atualizado em 07/08/2023
Imagem de Jon Toy por Pixabay
Engenharia 360

A civilização maia é conhecida por suas construções duradouras e resistentes. E, recentemente, pesquisadores finalmente desvendaram o segredo por trás dessa longevidade, que é porque os maias adicionavam extratos de casca de árvores ao gesso de cal utilizado nas construções. Esse aditivo orgânico conferia maior resistência, plasticidade e durabilidade às estruturas. A descoberta é relevante para a construção atual. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

Qual é a relevância dos materiais como cal e concreto desde civilizações antigas?

A relevância dos materiais como cal e concreto desde civilizações antigas, como no caso dos maias, é notável justamente pela durabilidade e resistência que proporcionam às construções. A descoberta de que os maias adicionavam extratos de casca de árvores ao gesso de cal revela um conhecimento avançado em Engenharia de Materiais para a época.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vale dizer que esses materiais têm sido amplamente utilizados desde antigas civilizações, e cada cultura acrescentava ingredientes de acordo com suas necessidades específicas.

Concreto dos Maias
Imagem de Jon Toy por Pixabay

Em especial, a abordagem dos maias de adicionar material orgânico à mistura permitiu a obtenção de propriedades como maior durabilidade, plasticidade e resistência à água, tornando suas construções mais resistentes ao longo do tempo.

Veja Também:

6 estruturas antigas que continuam sem explicação até hoje

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que os pesquisadores fizeram para desvendar o segredo dos maias?

Os pesquisadores descobriram essa técnica com cal trabalhando com pedreiros descendentes de maias em Copán, Honduras, um importante centro da civilização.

Os maias e os pedreiros locais que os imitavam adicionavam seiva de casca das árvores Chukum e Jiote ao cal misturado com água, que era o elemento básico do gesso. O resultado final era um gesso com melhores características que o gesso tradicional.

Concreto dos Maias
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

Como a indústria atual pode se beneficiar do conhecimento milenar dos maias?

Essa descoberta do segredo dos maias é significativa para a indústria atual da construção, pois ajuda a explicar como melhorar o desempenho das argamassas e rebocos de cal com aditivos orgânicos naturais.

A combinação da sabedoria ancestral com a tecnologia moderna possibilita a inovação e o desenvolvimento de novas soluções para a construção civil, resultando em estruturas de maior qualidade e menor impacto ambiental.

A descoberta também oferece insights valiosos sobre as técnicas de construção usadas pela civilização maia, o que contribui para a preservação e compreensão do patrimônio histórico deixado por essa civilização antes da colonização espanhola.

Concreto dos Maias
Imagem de Jon Toy por Pixabay

É importante dizer que outras civilizações antigas, além dos maias, usavam aditivos orgânicos naturais em argamassas e rebocos de cal para aumentar a durabilidade das construções. Um exemplo são os chineses, que também adotavam práticas similares.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Olhar Digital.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo