O governador de São Paulo assinou dia 18 de abril um projeto de lei para a criação de uma fundação que oferecerá cursos superiores semipresenciais de graça - cursos a distância. O projeto segue para a Assembleia - se aprovada, a instituição será criada por decreto.
A fundação vai receber o nome Univesp (Universidade Virtual do Estado de SP) e será a quarta universidade estadual, ao lado de USP, Unicamp e Unesp, mas com foco exclusivo em cursos a distância. A ideia é que os cursos sejam propostos e ministrados pela Univesp ou em parceria com as universidades estaduais e Fatecs.
Cada graduação deverá ser credenciada pelo MEC (Ministério da Educação). A expectativa é chegar a 24.000 alunos em quatro anos. O processo seletivo será o vestibular.
Segundo o governador Geraldo Alckimin, a nova universidade terá inicialmente dois cursos de Engenharia, o de Produção e o de Computação.
Prós e contras dos cursos a distância
Mas será essa a alternativa? Existem prós e contras quanto a proposta de criação do governo estadual. Os críticos apontam o ato como uma forma de desonerar as outras três universidades estaduais, tendo em vista a quantidade enxuta de professores. Também criticam a falta do trabalho em equipe para a solução de problemas de Engenharia, o que é primordial ao exercício da profissão, pois os alunos em raros casos se encontrarão.
Já os apoiadores apostam na democratização do ensino da Engenharia, alcançando pessoas que talvez tenham que trabalhar, sem condições financeiras para arcar com os custos de um curso superior numa instituição privada, nem de se mudar para outra cidade para cursar uma faculdade numa instituição pública. Essa seria uma alternativa para que essas pessoas pudessem alcançar o sonho de ser engenheiros. Também citam grandes universidades como Harvard e o MIT que oferecem cursos a distância, de alta qualidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Que o Brasil precisa de mais engenheiros para continuar com seu crescimento é fato, mas será que o governo de São Paulo está apostando bem suas fichas na criação dessa nova universidade? Qual sua opinião?
Fonte: Folha
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.