Para começar nossa nova série editorial, embarcamos em uma road trip saindo de São Paulo em direção a Florianópolis a bordo de um Ford Territory Titanium 2021.
Confira o vídeo que inaugura essa editoria e conta um pouco de como foi nossa experiência nessa viagem a bordo desse SUV.
Nesse série iremos compartilhar algumas experiência pelas estradas e avaliando diversos veículos e suas aplicações.
A viagem
Nessa primeira jornada começamos rodando mais de 1.500km, sendo eu (Rafael) pilotando a nave com a minha esposa e minha filha (de 1 ano e meio) de passageiras. Para essa road trip, o ideal era um carro que acima de tudo trouxesse conforto e segurança.
Saímos de São Paulo, optando em seguir caminho pelo litoral, utilizando a rodovia dos imigrantes e pegando a BR 116 já perto de Registro. Na ida, antes de chegar em Floripa, passamos para visitar um casal de parentes em Jaraguá do Sul e na sequência seguimos para a ilha da magia.
O carro
Durante todo percurso, o Ford Territory facilitou muito a condução com todo seu conjunto tecnológico e trazendo muito conforto na viagem, mas com certeza uma das grandes tecnologias que se fez presente e ajudou a diminuir o cansaço foi sem dúvidas o piloto automático adaptativo. Nesse modo, além de manter uma velocidade pré-definida, também conta com o recurso de frenagem, sendo necessária a parada total do veículo e retomando a aceleração se a parada for de até 3 segundos. Na estrada, além de ajudar a manter os limites de velocidade, auxilia, e muito, em trechos com algum trânsito e na dinâmica de uma estrada com pista dupla.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O motor e o câmbio são itens tranquilos e que não chamam muita atenção, mesmo sendo um 1.5 Turbo EcoBoost GTDi, à gasolina, a puxada e dirigibilidade são suaves, muito por conta do cambio câmbio CVT com simulação de oito marchas. A autonomia também é um ponto neutro e que não chama muita atenção (nem para consumo nem para autonomia). Para esse veículo, durante nossa road trip o consumo médio ficou em 9.7 km/l.
Sem dúvida, esse é o tipo de carro mais "família", com ótimo espaço interno (o porta-malas não é um ponto forte, mas ok), design moderno e certamente um SUV que conta com muita tecnologia e itens que favorecem ainda mais todo conforto que o carro se propõe. Um item muito bacana é que nas duas versões que estão sendo comercializadas aqui no Brasil vem com o teto solar panorâmico, uma experiência super rica em uma road trip, onde praticamente transforma o carro em um conversível, criando uma experiência moderna e confortável tanto para quem viaja nos bancos da frente quanto para quem está nos bancos de trás.
Tecnologia
A experiência toda posso considerar uma nota 8 e deixo o ponto forte para o que realmente chama atenção, o conjunto multimídia. Equipado com uma tela central HD de 10.1", você configura o ar condicionado, as cores ambiente do painel, visualiza as câmeras (que inclusive são 4 proporcionando o recurso de câmera 360° Bird-Eye View), além de conectar seus dispositivos com o Android Car e o Apple CarPlay sem fio. O painel de instrumentos também vem todo digital, com 10" e totalmente configurável, alertas de colisão e ajuste para a frenagem autônoma são feitos por esse painel também.
Com uma tela desse tamanho, conectar seu smartphone para utilizar o navegador e outros recursos deixa a experiência de uma Road Trip ainda mais confortável.
Certamente todo esse conjunto tecnológico e o conforto agregado são os pontos forte desse SUV, que ainda conta com sistema de estacionamento automático, monitoramento de ponto cego (BLIS) e o FordPass Connect. Com ele, é possível conectar o Ford Territory e interagir com o veículo usando o celular, não importa onde você esteja.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Confira nossas impressões sobre o Novo Ford Territory | Review 360
O que achou desse novo formato aqui no 360? Qual tipo de carro e viagem você gostaria de ver por aqui?
Conta pra gente aqui nos comentários.
Comentários
Rafael Rosa
Um experiente desenvolvedor criativo e de negócios com mais de 20 anos no mercado de comunicações. Formado em Escola Panamericana de Arte e Design, com passagens na University of the Arts London. Já atuou da produção de conteúdo e outros projetos em famoso site de inovação e criatividade do Brasil, trabalhou como diretor de arte em agência, e lançou plataforma de conteúdo.