A fazenda da família Marchezin, localizada em São Carlos, São Paulo, é um exemplo de futuro mais eco-friendly para a Engenharia Ambiental e Sanitária. Em parceria com pesquisadores da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -, os responsáveis pela propriedade conseguiram colocar em prática diversas técnicas, contando com tecnologias para reuso de água no local.
Nem precisa dizer que os rumos desta fazenda, adquirida na década de 70, foram completamente alterados. De repente, a área em declive, considerada improdutiva e sendo gradualmente degradada nos anos 90 - sobretudo por causa da erosão do solo causada por desmatamento -, voltou a lucrar.
Os investimentos em reuso de água feitos na fazenda Marchezin
O herdeiro da propriedade Marchezin largou o campo para cursar o Ensino Superior em Administração. Depois de formado, trabalhou por um período com peixes em tanques escavados. E, passado mais um tempo, buscou a Embrapa para testar algumas tecnologias. São elas:
- Fossa biodigestora, para fazer o saneamento do esgoto da fazenda.
- Técnicas para restauração de áreas degradadas.
- Jardins aquícolas e filtrantes para reuso de água.
Conhecendo as técnicas indicadas pela Embrapa para o reuso de água
Fossa biodigestora
Trata-se de uma tecnologia simples, de fácil instalação e custo acessível, que trata o esgoto do vaso sanitário, reduzindo um efluente que pode ser utilizado no solo como fertilizante.
Jardim aquícola
Um modelo de jardim que trata efluentes que contêm excrementos de peixe, restos de ração não consumida, algas e microorganismos, aproveitando seus nutrientes diluídos em água para a produção comercial de plantas ornamentais, como os copos-de-leite.
Jardim filtrante
Modelo de jardim em pequeno lago impermeabilizado, com direito a pedras, areia e plantas aquáticas. A ideia é, com isso, fazer o tratamento da "água cinza" - ou seja, do esgoto proveniente de pias, tanques e chuveiros, ricos em sabões, detergentes, restos de alimentos e gorduras.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A saber, o emprego de reuso de água na agricultura pode ajudar na preservação dos recursos hídricos e diminuição da sua utilização indiscriminada. Lembrando que as atividades econômicas envolvidas com o agro empregam muita água em seu processo - cerca de 70% de todo o consumo realizado no mundo.
Veja Também: Inspiração: voluntários atuantes em projeto ajudam cidades do Piauí a receberem água potável
Fontes: G1.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.