Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Cabos demais? Aprenda a organizar projetos de cabeamento de forma satisfatória!

Engenharia 360
por Renan Pedro
| 09/06/2020 2 min

Cabos demais? Aprenda a organizar projetos de cabeamento de forma satisfatória!

por Renan Pedro | 09/06/2020
Copiado!

Sabe aquelas fotos de cabos e fios extremamente organizados em quadros ou sistemas elétricos que aparecem no seu feed? Aquelas fotos “satisfatórias” que modelam um padrão que deixa nossa mente em paz? Se você que trabalha no setor elétrico, de telecomunicações e redes ou de automação, está na hora de parar de ver apenas em fotos e trazer para os seus projetos esse padrão impecável. Para te ajudar, separamos algumas dicas básicas, mas que vão diferenciar seu trabalho.

Cabos de rede organizados em um armário tipo rack
Imagem: TecMundo

Endereçamento

Quando você envia uma carta, ela deve conter remetente e destinatário. Da mesma forma, mais do que numerações, seus componentes e conectores devem ter nome, numeração de onde vem e para onde vão. Assim, mesmo sem um esquema elétrico em mãos, você consegue entender para onde seus cabos e circuitos estão indo, fazendo com que projetos de muitas ligações sejam mais fáceis de se ler.

Elimine cabos que podem ser substituídos por conectores

Em algumas “réguas de borne”, como são chamados os conjuntos de conectores (bornes), é melhor que sejam usadas pontes que interligam esses conectores uns aos outros, diminuindo cabos que alimentariam um mesmo determinado circuito com uma mesma tensão ou sinal. Quem ganha é você (projetista) com o tempo de montagem e o cliente com o custo do material mais barato. Geralmente empresas de produtos de automação e conectores sempre têm inovações para diminuir o número de cabos a serem ligados, então fique sempre atentos no mercado.

Tenha espaço para trabalhar

Você precisa de espaço para organizar, por isso, no momento de fazer o layout do seu projeto, reserve pelo menos 25% de área do armário ou quadro para futuros aprimoramentos ou expansões. Além disso, por mais que você agrupe cabos de seção pequena, é necessário que você tenha espaço para as possíveis curvas ou dobras que tenha que fazer.

Cinta plástica, a salvadora

Sem dúvida, a melhor invenção já feita para ajudar qualquer leigo a fazer qualquer tipo de coisa. Mas na mão de um bom projetista e/ou montador, é ela que torna toda a organização dos cabos em um visual reconfortante para os críticos e perfeccionistas.

Porém, você precisa de mais do que a cinta plástica, também vai precisar de prática e tempo, visto que essa parte é quase artesanal. Para a felicidade de quem não tem prática, existem vários vídeos na internet que vão te mostrar por onde começar.

Seja o autor de projetos satisfatórios

Coloque em prática tudo que possa melhorar esteticamente e funcionalmente seu projeto. Além de importante para que seu projeto seja intuitivo para os que farão manutenções futuras, elevar o padrão dos projetos elétricos é algo necessário para nosso mercado.

Infelizmente sofremos com “profissionais” que fazem um serviço funcional, mas incompleto. Por isso, pequenos detalhes podem fazer com que nossos clientes entendam que além da estética, quem ganha é ele com as manutenções preventivas mais rápidas e menos suscetível a erros.

Tem mais alguma dica para colocar na lista? Conta para a gente nos comentários!


Copiado!
Engenharia 360

Renan Morais

Técnico em Eletrotécnica e Graduando em Engenharia Elétrica. Ama o clima do interior, experiências gastronômicas, tudo relacionado a tecnologia e de aprender sobre a vida. (IG: @renanmopedro)

Comentários