Sim, a Pandemia não acabou! Contudo, depois que a vacinação avançou bastante no Brasil e houve a queda dos números de casos e a desobrigação do uso de máscara em várias localidades do país, passamos a aproveitar certa liberdade limitada. Só isso já bastou para aquecer um pouco a economia! Do mesmo modo, não podemos deixar de lembrar que o momento impulsiona uma forte transformação digital, beneficiando, de forma significativa, diversas profissões. Alguns técnicos empregados nestas áreas têm salários que ultrapassam R$25 mil. Porém, de modo geral, a expectativa é de que não ocorram, de imediato, grandes mudanças dentro das companhias. O melhor é mesmo driblar as dificuldades, focando nas profissões em alta e que podem ter um futuro promissor no mercado!
Como se manter bem no mercado de trabalho?
De fato, o salto tecnológico que estamos vivemos não deve ser passageiro! É provável que, daqui para frente, o foco das empresas será os novos modelos de trabalho. O problema é que, mesmo abrindo oportunidades para essas carreiras, é provável que ainda existam poucos brasileiros qualificados para preencher as vagas. E mesmo aqueles perfis de profissionais que atendem os pré-requisitos, depois demonstram insatisfação com os resultados do país e, sobretudo, os salários oferecidos. De fato, não dá para culpá-los!
Veja Também: 20 tendências que vão transformar a Indústria da Construção Civil
Aqueles que não desejam desistir e querem se manter muito bem no mercado nacional, precisam estar constantemente de olho nas mudanças da sociedade e no desenvolvimento das tecnologias, que obviamente vão exigir novas formações técnicas. Deve-se olhar para o futuro e tentar entender o que se manterá importante, qual a caminhada que vamos trilhar nos próximos anos. E, desde já, é possível apontar algumas tendências. Por exemplo:
- a reinvenção da logística com base nos novos hábitos de consumo e diferentes cadeias produtivas, algumas destas mudanças por conta do crescimento do comércio online e outras pelo aprimoramento da robótica para a implantação da Indústria 4.0;
- o desenvolvimento dos campos da computação e das telecomunicações, que mexe com o mercado de software e big data, visando comunicações mais sofisticadas;
- o desenvolvimento de produtos variados, como equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos inteligentes, fora os dispositivos com tecnologia de internet das coisas;
- a maior necessidade da proteção do meio ambiente estimulado por grandes organizações, que estão mais atentas à preservação dos recursos naturais e também ao cumprimento do marco legal do saneamento básico no Brasil;
- e, por fim, o avanço da implantação de medidas para a preservação da saúde dos trabalhadores, como o e-Social.
Quais as profissões em alta dentro das engenharias?
Agora vamos relacionar tudo que dissemos antes com o "mundo das engenharias" e as profissões em alta neste e nos próximos anos. Claro que não podemos deixar para trás todas as experiências e habilidades já adquiridas. Mas é sempre bom agregar novas especializações e certificações - principalmente se existe a intenção de se recolocar no mercado. Mas, atenção, pois as tendências mudam muito rapidamente conforme as necessidades da sociedade se alteram.
Parece que o objetivo de todos segue a mesma lógica, de atender a demanda, abrir espaço para inovações, permitir mais automações, reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir a satisfação dos consumidores, sem jamais se esquecer do meio ambiente. Dito isso, eis algumas profissões em alta dentro das engenharias:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
- engenheiro física
- engenheiro ambiental
- engenheiro de Segurança do Trabalho
- gerente de Supply Chain
- comprador
- gerente de vendas técnicas
- engenheiro de Aplicação/Vendas
- gerente de projetos/PMO
- gerente de vendas técnicas
- coordenador de planejamento
- coordenador de Customer Service
- gerente de QSMS
- engenheiro de Produção/Processos
- engenheiro de Softwares
- engenheiro de Computação
A saber, especialmente dentro do nicho tecnológico, existem habilidades técnicas que podem fazer alguns profissionais se destacarem no mercado - como entender de Arquitetura de Cloud, VPN e mais. E os técnicos que devem começar a liderar logo todo o setor são os "hackers do bem", ajudando as empresas na questão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e segurança de informação.
Veja Também: Engenharia Verde - conheça as próximas tendências [por um futuro mais tecnológico e ecológico]
Fontes: Robert Half, Quero Bolsa, Forbes, UOL.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.