Engenharia 360

Novidade na Engenharia! Conheça o primeiro 'chão sustentável' do mundo

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 29/12/2021 3 min

Novidade na Engenharia! Conheça o primeiro 'chão sustentável' do mundo

por Simone Tagliani | 29/12/2021

Todos estão falando sobre isso! Sim, o mundo vive neste momento diversas crises, sendo uma delas a crise energética. Por isso mesmo é que as pessoas estão apostando mais em propostas de tecnologia como a das placas solares. E, ao mesmo tempo, ainda precisamos lidar com outros problemas graves que assolam o mundo. Por exemplo, uma das consequências do impacto da ação humana sobre a natureza é a poluição de solos e águas com lixo, em especial o grande vilão plástico. Ainda bem que existem empresas e pesquisadores empenhados em buscar soluções para as duas questões! Saiba mais no texto a seguir!

A empolgante descoberta da Engenharia

Três engenheiros da Hungria – mais precisamente dos setores de Engenharia Química, Paisagismo e Engenharia Mecânica – desenvolveram recentemente um tipo de ‘chão sustentável’. O que ele tem de diferente? Bem, ele é feito de plástico reciclado mais painéis solares, batizados de Platio Solar. A ideia é a seguinte: reciclagem de lixo e geração de eletricidade! Não é perfeito?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Só para saber, a proposta é tão boa que ela foi encaminhada à competição Terminal ‘s Smart City Lab e venceu, sendo considerada uma ideia inovadora. Na ocasião, o ‘chão sustentável’ chamou a atenção de várias pessoas e atraiu investidores privados para a empresa dos engenheiros. Já em 2016 saiu o primeiro protótipo. E o mesmo foi apresentado em 2017 em Astana, na área Green Quarter da World Expo.

chão placas solares
Imagem reproduzida de CicloVivo
chão placas solares
Imagem reproduzida de Portal Energias Renováveis

As principais características desse ‘chão sustentável’

O novo ‘chão sustentável’ é, portanto, uma combinação perfeita de energia solar e plástico. O primeiro trecho de pavimento fabricado utilizou 32 toneladas de resíduos para ser feito. Em contrapartida, pode gerar 440 mil kWh de energia. A empresa dos seus idealizadores, que está presente em 37 países, já começa a oferecer a tecnologia para produção em vários locais. E a ideia compensa mesmo, se pensarmos que o lixo está por aí, jogado sem destino. Então, por que não utilizá-lo para algo verdadeiramente positivo?!

chão placas solares
Imagem reproduzida de Click Petróleo e Gás
chão placas solares
Imagem reproduzida de CicloVivo

Evolução da tecnologia

O objetivo dos pesquisadores é, agora, descobrir como adaptar o conceito do ‘chão sustentável’ para sistemas de carregamento de carros elétricos, móveis inteligentes para o exterior, fornecimento de energia de pontão marinho e mais. Por hora, o que se pode fazer com a tecnologia é pavimentar áreas de casas, praças, prédios, calçadas públicas, entre outras obras que utilizam concreto como pavimento.

Então, queremos saber a sua opinião sobre o ‘chão sustentável’! Acha mesmo que é uma novidade? E qual potencial teria para a construção civil? Escreva nos comentários!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Concreto permeável promete ser a solução para enchentes


Fontes: Click Petróleo e Gás.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; e proprietária da empresa Visual Ideias.