Engenharia 360

Telha hidropônica Kaatop: a primeira solução comercial para telhados verdes e jardins verticais

Engenharia 360
por Redação 360
| 18/10/2022 | Atualizado em 11/01/2024 4 min
Imagem reproduzida de CicloVivo

Telha hidropônica Kaatop: a primeira solução comercial para telhados verdes e jardins verticais

por Redação 360 | 18/10/2022 | Atualizado em 11/01/2024
Imagem reproduzida de CicloVivo
Engenharia 360

A crescente preocupação com a sustentabilidade urbana tem impulsionado a busca por soluções inovadoras que contribuam para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Um exemplo é a telha hidropônica Kaatop, idealizada pelo engenheiro agrônomo e inventor Sérgio Rocha. Nesse contexto, o cultivo de plantas em telhados e paredes apresenta-se como uma alternativa promissora, com diversos benefícios ambientais e sociais. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

telha hidropônica
Imagem reproduzida de ArchDaily

Veja Também: Quais são os tipos de telhas para telhados que existem?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os benefícios do cultivo de plantas em telhados e paredes

O cultivo de plantas em telhados e paredes oferece uma série de benefícios, como:

  • Melhoria da qualidade do ar,
  • Redução da temperatura urbana,
  • Redução do ruído, e
  • Aumento da biodiversidade.

Analisando o mundo como um todo, são bilhões de metros quadrados de telhados convencionais, secos e áridos, instalados anualmente. Um número reduzido dessas estruturas é transformado em telhados verdes. Contudo, há esperança de que, mudando a mentalidade das pessoas, a proporção aumente significativamente, chegando a 70% até 2050. Eis as consequências positivas disso para os grandes centros urbanos:

  • diminuição das ilhas de calor;
  • diminuição no custo energético;
  • diminuição na escassez de alimentos frescos;
  • e remediação de outros problemas atuais.

Veja Também: Por que apostar na borracha como material de cobertura para edificações?

As características técnicas da telha hidropônica Kaatop

A telha hidropônica Kaatop, ideia de Sérgio Rocha, é uma solução inovadora que permite o cultivo de plantas em telhados verdes e jardins suspensos de forma simples e eficiente. A telha é feita de um material leve e resistente, com orifícios para inserir as mudas. Um sistema interno de irrigação por gotejamento garante que as plantas recebam a quantidade de água necessária.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conforme a opinião do especialista, as demais técnicas e sistemas disponíveis no mercado são difíceis de ganhar espaço em obras de "pegada ambiental" - que, como se sabe, é uma forte tendência de agora para o futuro.

telha hidropônica
Imagem reproduzida de CicloVivo

As principais vantagens da telha hidropônica Kaatop

O maior valor dessas telhas hidropônicas é o quanto podem ajudar a impulsionar ações de arquitetura e engenharia civil que mudem o visual de áreas urbanas, tomadas pelos telhados e coberturas. Nesse caso, não é necessária a instalação prévia de jardins.

Estima-se que seja possível cultivar até 20 mudas ornamentais ou agrícolas (com culturas como trigo, arroz, feijão, aveia, etc.) para cada metro quadrado - ou seja, a intenção é mesmo "esverdear" ao máximo as cidades. Além disso, a telha é uma opção sustentável, pois reduz o consumo de água e energia.

telha hidropônica
Imagem reproduzida de CicloVivo

Veja Também: Como executar muro de arrimo na construção civil?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Funcionamento da telha hidropônica Kaatop

Claro que tem questões que ainda preocupam os especialistas, com relação a essa tecnologia e outras similares - destacando que a ideia de Sérgio Rocha não é a primeira nesta linha, mas a primeira possível em escala comercial. Impermeabilização, sobrepeso, falhas de drenagem… tudo isso é sempre revisado nos projetos. Mas, de acordo com o agrônomo, o seu produto é o único "integrado e pronto para instalar e plantar" em telhados-base e telhados verdes.

telha hidropônica
Imagem reproduzida de Hypeness
  • A proposta de Rocha é de uma telha sanduíche com orifícios para inserir mudas, com um sistema interno que permite a passagem de mangueiras de gotejamento e distribuição de água interna por capilaridade.
  • Quanto à irrigação, ela pode ser recirculada, sem perdas de nutrientes para o meio ambiente. A promessa é de que, quando o sistema estiver desligado, o design do produto permitirá a condensação de gotículas a partir da umidade do ar, produzindo água em pequenas quantidades, ou seja, contribuindo para a redução do consumo de água para a irrigação do telhado.
  • Para finalizar, a estrutura de um telhado para receber telhas Kaatop não precisa de nenhum elemento especial, a não ser madeiramento ou estrutura metálica para dar suporte, como é necessário para qualquer telhado comum.
  • Agora, se a pessoa quiser, também pode-se usar esse modelo de telha hidropônica em jardins verticais.
telha hidropônica
Imagem reproduzida de Revista Attalea Agronegócios
telha hidropônica
Imagem reproduzida de ArchDaily

Os planos para a produção e comercialização da telha

Pelo que se sabe, muitos investidores têm interesse neste produto. Desde 2021, já se está desenvolvendo a industrialização da telha hidropônica Kaatop.

A primeira fábrica para sua produção foi montada no interior de São Paulo. A empresa já tem planos para abrir outra unidade em Barcelona, na Espanha. Os primeiros lotes da telha estão previstos para serem disponibilizados em breve no mercado. Vamos aguardar!

Veja Também:


Fontes: ArchDaily.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo