Engenharia 360

O legado arquitetônico de David Chipperfield, ganhador do Prêmio Pritzker 2023

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 09/03/2023 | Atualizado em 12/04/2023 4 min
Imagem reproduzida de David Chipperfield Architects

O legado arquitetônico de David Chipperfield, ganhador do Prêmio Pritzker 2023

por Simone Tagliani | 09/03/2023 | Atualizado em 12/04/2023
Imagem reproduzida de David Chipperfield Architects
Engenharia 360

Recentemente, Sir David Alan Chipperfield CH, britânico, arquiteto, urbanista e ativista, foi anunciado como o vencedor do Prêmio Pritzker de 2023. Ele é o 52º vencedor do prêmio desde sua criação, em 1979. De acordo com a comissão julgadora, sua abordagem é descrita como "sutil, mas poderosa, discreta e elegante", com um compromisso com uma "presença cívica discreta, mas transformadora" em seu trabalho. A cerimônia de premiação está programada para acontecer em Atenas, Grécia, em maio de 2023.

As obras de David Chipperfield

David Chipperfield tem um extenso portfólio de mais de 100 obras construídas em quatro décadas e três continentes. As obras de Chipperfield abraçam estruturas existentes e visam criar edifícios que possam resistir tanto fisicamente quanto culturalmente. O arquiteto é conhecido por equilibrar relevância e estatura em seus projetos, que são caracterizados pela elegância, contenção, senso de permanência, composições claras e detalhes refinados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

prêmio pritzker
Imagem de Bruno Cordioli via Wikipédia - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:David_Chipperfield.JPG

Desde o início de sua carreira, os museus têm sido um foco particular em seu trabalho, que inclui uma ampla variedade de tipos de edifícios, desde obras públicas civis até estruturas comerciais, residenciais e comerciais. Seus edifícios de museus desafiam a ideia de que um museu é um lugar para cultura elitista, e interpretam as demandas do programa do museu para criar não apenas um espaço para exposições de arte, mas também um lugar enraizado em sua cidade.

Alguns exemplos de obras de Sir David Alan Chipperfield incluem:

Museu Jumex, Cidade do México, México

prêmio pritzker
Imagem reproduzida de Guia Melhores Destinos

Centro de Artes Cívicas, Des Moines, Iowa, EUA

Edifício da Bolsa de Valores de Xangai, Xangai, China

prêmio pritzker
Imagem divulgação de Xinhua via Gazeta do Povo

Museu de Arte Moderna de Anchorage, Anchorage, Alasca, EUA

Turner Contemporary, Margate, Reino Unido

prêmio pritzker
Imagem reproduzida de DeFacto - Own work via Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Turner_Contemporary#/media/File:Turner_Contemporary_gallery.jpg

Hotel Café Royal, Londres, Reino Unido

Museu Folkwang, Essen, Alemanha

prêmio pritzker
Imagem reproduzida de Museum Folkwang

Neue Nationalgalerie, Berlim, Alemanha

prêmio pritzker
Imagem reproduzida de Manfred Brückels via Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/File:Neue_Nationalgalerie_Berlin.jpg

Edifício River and Rowing Museum, Henley-on-Thames, Reino Unido

prêmio pritzker
Imagem reproduzida de David Chipperfield Architects

Estes são apenas alguns exemplos de sua vasta coleção de obras construídas. Chipperfield também projetou uma série de edifícios residenciais, comerciais e culturais em todo o mundo.

O Prêmio Pritzker de 2023

O Prêmio Pritzker é um dos prêmios mais prestigiosos na área da arquitetura. Ele é concedido anualmente a um arquiteto ou a um grupo de arquitetos que tenham feito contribuições significativas para a arquitetura, através da criação de edifícios de significado e qualidade duradouros. O prêmio foi criado pela família Pritzker, de Chicago, e é administrado pela Fundação Hyatt. O vencedor do prêmio recebe uma medalha de bronze e um prêmio em dinheiro, além de reconhecimento internacional pelo seu trabalho.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Agora em 2023, é David Chipperfield quem recebe o Prêmio Pritzker, equivalente ao Prêmio Nobel na área da arquitetura. Veja o que ele disse em reportagem de ArchDaily:

"Estou tão emocionado por receber essa extraordinária honra (...). Eu encaro este prêmio como um encorajamento para continuar direcionando minha atenção não apenas para a substância da arquitetura e seu significado, mas também para a contribuição que podemos fazer como arquitetos para enfrentar os desafios existenciais da mudança climática e da desigualdade social.",

"Sabemos que, como arquitetos, podemos ter um papel mais proeminente e envolvido na criação não apenas de um mundo mais bonito, mas também mais justo e sustentável. Devemos nos erguer e aceitar este desafio e ajudar a inspirar a próxima geração a abraçar essa responsabilidade com visão e coragem."

"Como arquiteto, sou de certa forma o guardião do significado, da memória e do patrimônio. As cidades são registros históricos, e a arquitetura após um certo momento é um registro histórico. As cidades são dinâmicas, então elas não apenas ficam lá, elas evoluem. E nessa evolução, tiramos edifícios e os substituímos por outros. Nós escolhemos a nós mesmos, e o conceito de apenas proteger o melhor não é suficiente. É também uma questão de proteger o caráter e as qualidades que refletem a riqueza da evolução de uma cidade."

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Casa e Mercado, ArchDaily.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo