Você tem medo de altura? Se tem, ficará de cabelos em pé ao ver as imagens que trouxemos para este texto do Engenharia 360. São cinco projetos de pontes suspensas, ou seja, que ficam em balanço sob os pedestres que as percorrem, com a paisagem estendendo vertiginosamente abaixo - bem de tirar o fôlego.
Alguns viajantes relatam na Internet que a experiência de percorrer essas pontes suspensas é uma mistura de adrenalina e terror! Confira o conteúdo a seguir e tire suas próprias conclusões!
1. Ponte Capilano
O design da Ponte Capilano, localizada sobre o rio Capilano, na Colúmbia Britânica, Canadá, dá uma ideia de estar flutuando sobre áreas de floresta densa. Sua primeira construção foi em 1889. Depois, foi reconstruída diversas vezes. A última versão foi feita de madeira e cabos de aço, tem cerca de 140 metros de comprimento e está instalada a 70 metros de altura. E o que chama atenção das pessoas é que a estrutura balança bastante, causando vertigem em algumas delas.
2. Ponte Langkawi Sky
A Ponte Langkawi Sky está localizada na ilha de Langkawi, na Malásia. Sua estrutura tem 125 metros de comprimento e está instalada a 660 metros de altura - aliás, essa é considerada hoje a segunda ponte suspensa mais alta do mundo. Ela é sustentada por oito cabos de aço. E por apresentar uma forma curva, é mais difícil de ser cruzada, principalmente por quem tem medo de altura. Mas a experiência vale a pena pela vista do alto, para as montanhas e o mar ao redor, que é deslumbrante.
3. Titlis Cliff Walk
A Titlis Cliff Walk é a ponte suspensa mais alta da Europa, estando a uma altitude de mais de 3 mil metros acima do mar. Ela está localizada na Suíça, proporcionando uma vista de 360 graus dos alpes, incluindo do Monte Titlis. Tem 100 metros de comprimento e está a 500 metros de altura. É feita de vidro e aço - o que deixa sua estrutura ainda mais impressionante. Certamente caminhar por ela é uma experiência única e inesquecível!
Veja Também: As 11 estruturas de pontes mais impressionantes do mundo
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
4. Ponte Trift
Mais um exemplo da Suíça. A Ponte Trift está localizada sobre o vale Trift no Parque Nacional de Trift, cercada por geleiras e montanhas. Ela é feita de madeira e cabos de aço. Tem 170 metros de comprimento - sendo a mais longa ponte suspensa pedestre da Europa - e está instalada a quase 100 metros de altura. E a sensação de adrenalina ao percorrê-la é amplificada pelo balanço da ponte e pela vista vertiginosa abaixo.
5. Ponte Hussaini
Para completar nossa lista, queremos citar a Ponte Hussaini, localizada no Paquistão, cercada por montanhas imponentes. Ela é considerada uma das pontes suspensas mais perigosas do mundo. É feita de madeira e cordas de cânhamo, sendo muito instável. Tem 50 ou 60 centímetros de largura, cerca de 200 metros de comprimento e está instalada a quase 300 metros de altura (esses dados divergem um pouco a depender da fonte de pesquisa). E não é indicada para pessoas que não tenham experiência em escalada, pois não vem recebendo a manutenção adequada e ainda balança demais.
Então, os modelos de engenharia dessas pontes suspensas são ou não impressionantes? Se você está disposto a desafiar seus medos e buscar a emoção, essas estruturas são, sem dúvidas, destinos imperdíveis.
Veja Também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fontes: Casa Vogue.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.