Engenharia 360

Pesquisadores criam polímero capaz de se autorregenerar

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 28/04/2014 | Atualizado em 18/08/2022 2 min
Imagem reproduzida de Business Insider

Pesquisadores criam polímero capaz de se autorregenerar

por Larissa Fereguetti | 28/04/2014 | Atualizado em 18/08/2022
Imagem reproduzida de Business Insider
Engenharia 360
Diante da quantidade de materiais comuns que se quebram facilmente, uma equipe de pesquisadores espanhóis do Centro de Tecnologias Eletroquímicas de San Sebastian criou o primeiro plástico ou polímero capaz de se autorregenerar.

O nome do polímero, “Exterminador”, foi dado em homenagem ao robô autorregenerativo de metal líquido do filme “O Exterminador do Futuro 2”. Tal material pode aumentar a vida útil de peças de plástico utilizadas no cotidiano.

polímero
Imagem reproduzida de Meio Bit

O ensaio realizado se deu da seguinte maneira: uma amostra foi cortada ao meio e as partes foram comprimidas por duas horas. O resultado alcançado foi de uma regeneração de 97%, além do fato de não ocorrer quebra quando esticado manualmente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A partir de um princípio simples e barato, os cientistas criaram os chamados elastômeros termorrígidos autorregeneradores a partir de materiais que já são utilizados em polímeros comuns, com objetivo de uma implementação fácil e rápida em aplicações industriais.

Até então, o polímero desenvolvido é extremamente flexível. Agora, o foco dos pesquisadores é desenvolver um material mais rígido para aplicação na indústria.

polímero
Imagem reproduzida de Gizmodo

Veja Também: Combinação de robô e software ajuda a desenvolver polímeros avançados


Fonte: Discovery News.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo