Engenharia 360

Pesquisadores criam polímero capaz de se autorregenerar

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 28/04/2014 | Atualizado em 18/08/2022 2 min

Pesquisadores criam polímero capaz de se autorregenerar

por Larissa Fereguetti | 28/04/2014 | Atualizado em 18/08/2022
Engenharia 360
Diante da quantidade de materiais comuns que se quebram facilmente, uma equipe de pesquisadores espanhóis do Centro de Tecnologias Eletroquímicas de San Sebastian criou o primeiro plástico ou polímero capaz de se autorregenerar.

O nome do polímero, “Exterminador”, foi dado em homenagem ao robô autorregenerativo de metal líquido do filme “O Exterminador do Futuro 2”. Tal material pode aumentar a vida útil de peças de plástico utilizadas no cotidiano.

polímero
Imagem reproduzida de Meio Bit

O ensaio realizado se deu da seguinte maneira: uma amostra foi cortada ao meio e as partes foram comprimidas por duas horas. O resultado alcançado foi de uma regeneração de 97%, além do fato de não ocorrer quebra quando esticado manualmente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A partir de um princípio simples e barato, os cientistas criaram os chamados elastômeros termorrígidos autorregeneradores a partir de materiais que já são utilizados em polímeros comuns, com objetivo de uma implementação fácil e rápida em aplicações industriais.

Até então, o polímero desenvolvido é extremamente flexível. Agora, o foco dos pesquisadores é desenvolver um material mais rígido para aplicação na indústria.

polímero
Imagem reproduzida de Gizmodo

Veja Também: Combinação de robô e software ajuda a desenvolver polímeros avançados


Fonte: Discovery News.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Engenheira, com mestrado e doutorado. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo