Piso de cimento queimado é uma das grandes tendências em design e decoração de interiores, com seu valor constantemente revelado nas obras de Arquitetura. Por ser uma alternativa resistente e de visual super descolado (de efeito rústico industrial), combinando perfeitamente com o astral contemporâneo, se tornou bastante popular, símbolo máximo de estilo. Além disso, é um revestimento durável e prático, ideal para diversos tipos de ambientes, tanto residenciais quanto comerciais.
Neste artigo do Engenharia 360, compartilhamos tudo sobre cimento queimado, desde materiais necessários para fazer a massa até dicas para evitar trincas e manchas após a aplicação no piso. Inspire-se!
O que é cimento queimado?
O cimento queimado é um tipo de revestimento feito a partir da mistura de cimento, água e areia. Essa mistura é aplicada e alisada enquanto continua úmida. E o resultado é uma superfície diferenciada, de aparência manchada. Seu desenho nunca sai igual; então, pode-se dizer que fica personalizado ao projeto.
Diferença de cimento queimado e contrapiso
O cimento queimado não é igual ao contrapiso. A diferença está na finalização. Após aplicar a argamassa, o cimento em pó é espalhado sobre o piso ainda úmido, criando o efeito manchado característico. Por isso o nome, 'cimento queimado'.
Veja Também:
O que é e por que usar Concreto Magro?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Como fazer piso de cimento queimado?
Para o método tradicional de criação de piso de cimento queimado, você precisará dos seguintes materiais:
- Cimento
- Areia
- Água
- Resina acrílica
- Desempenadeira
- Fura bolhas
- Balde
- Espátula dentada
- Delimitador de cantos
O passo a passo começa com a limpeza da área onde o cimento deve ser aplicado, o que garantirá um bom acabamento. Depois, aplicação de resina acrílica sobre o piso para melhorar a aderência da argamassa. Na fase seguinte, misturam-se todos os ingredientes para o cimento queimado até obter uma massa homogênea. Aplicá-la sobre o piso com uma desempenadeira, nivelando tudo até ficar uniforme.
Depois da massa secar, ficando firme ao toque, é a vez de espalhar o cimento em pó sobre o piso úmido utilizando a desempenadeira, criando o efeito desejado. A cura leva pelo menos 72 horas - considere aplicar uma segunda camada, se necessário. Daí, vale a pena aplicar duas demãos de resina acrílica para impermeabilizar. E o toque final ficará para a cera líquida, adicionando brilho e proteção à superfície.
Observação: Vale destacar que existem outros métodos para criação de piso de cimento queimado, como a partir de produtos específicos à venda no mercado, que simplificam bastante o processo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Dicas para evitar trincas e manchas
Infelizmente, o piso de cimento queimado apresenta algumas desvantagens, principalmente se a sua execução não foi bem feita. Ele pode trincar, pode manchar (já que é um material poroso, por isso a necessidade de resina), pode ficar escorregadio quando molhado, e deixar a casa mais fria. Bom, algumas coisas não podem ser evitadas. Mas, para evitar trincas e manchas, eis algumas dicas:
- Utilize juntas de dilatação a cada 2 metros de distância no piso.
- Umedeça o cimento durante a cura.
- Retarde a cura do cimento usando umidificadores ou resinas especiais.
- Utilize cimento e areia de boa qualidade.
- Adicione aditivos à argamassa para aumentar a resistência.
- Aplique a resina acrílica uniformemente.
- Siga as instruções do fabricante da resina acrílica.
Onde aplicar o piso de cimento queimado?
Piso de cimento queimado é uma escolha versátil e atraente para projetos de engenharia, podendo ser adaptado a vários ambientes. A começar, em salas, cozinhas e áreas comuns de residências. Também existem lojas e escritórios, proporcionando um visual moderno. E áreas externas, como varandas e espaços ao ar livre.
Para concluir este texto, podemos destacar algumas vantagens do piso de cimento queimado, como o fato do revestimento ser relativamente barato. Também resistente, inclusive ao tráfego; fácil de limpar, sem acumular poeiras; e durável, ficando igual por muitos anos. Completando, combina com diversos estilos de design e decoração, desde o rústico até o moderno.
Veja Também:
Fonte: Viva Decora, Block.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.