A Itália é conhecida por sua arte, cultura, comida e bebida, é claro. Terra dos mais lindos vinhedos, também é sinônimo de inovação. Recentemente, a vinícola Svolta, localizada na região de Puglia, instalou painéis solares nas suas terras para coletar energia limpa. O mais surpreendente é que, com isso, conseguiu além do que o esperado: a melhora da qualidade do vinho produzido, trazendo benefícios ambientais e econômicos.
Nossa equipe de redação trouxe essa história para o Engenharia 360 para exemplificar como a tecnologia agrivoltaica pode contribuir para a agricultura e viticultura. Continue lendo para saber mais!
O que é agrivoltaica
Agrivoltaica é um modelo de engenharia que integra sistemas de energia solar em terras agrícolas. O objetivo é permitir que haja produção de alimentos apesar da produção de energia ocorrendo simultaneamente na mesma propriedade.
Essa prática tem ganhado adeptos em todo o mundo por conta da sua capacidade de otimização do uso da terra e promoção da sustentabilidade. O que não se cogitava é que a sombra dos painéis poderia melhorar a saúde das videiras, a qualidade das uvas e, consequentemente, no vinho produzido.
Vantagens econômicas e ambientais
A aplicação dessa tecnologia agrivoltaica oferece muitos benefícios para as vinícolas, incluindo:
- Redução de custos - gera-se energia (de fonte sustentável de eletricidade) no mesmo terreno onde se cultivam as videiras.
- Operações mais eficientes com menor impacto ambiental.
- Flexibilidade para cultivo de variedades de uvas, abrindo novas oportunidades para diversificação e inovação na produção vinícola.
- Redução de estresse, já que o sistema contribui para uma melhora do estresse hídrico das plantas.
- Redução da dependência de fontes não renováveis de energia, ajudando na conservação do meio ambiente.
Projeto Vigna Agrivoltaica di Comunità
O projeto Vigna Agrivoltaica di Comunità foi responsável pela instalação de mais de sete mil painéis solares de película fina e dupla união em vinícola da Itália. Neste complexo, as placas ficam inclinadas a 28 graus e orientadas para o sul, somando uma potência de saída de 970 kW. Elas foram colocadas sobre estruturas que imitam pérgolas - tradicionais dos vinhedos. Então, abaixo dos painéis ficam as videiras, protegidas contra o vento e as ondas de calor.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Impacto da sombra na qualidade do vinho
Com as mudanças climáticas, o cultivo das uvas está mudado. Quem consegue fazer o controle dessas condições ambientais obtém mais sucesso na produção do vinho. Na vinícola Svolta, percebeu-se que um dos efeitos positivos da agrivoltaica é que a sombra projetada pelos painéis solares ajuda a atrasar a maturação das uvas em três a quatro semanas. E justamente esse atraso é que protege as uvas das altas temperaturas e do vento excessivo.
Com menos exposição ao sol, as uvas amadurecem mais lentamente. Em comparação com os vinhedos vizinhos, a colheita da Svolta ocorre mais tarde. Essa diferença no time da atividade transforma a produção do vinho. Há a desaceleração do acúmulo de açúcares nos bagos, permitindo depois, na fase de fermentação da bebida, um melhor equilíbrio entre teor alcoólico e acidez. O produto final é de extrema qualidade, não exigindo quaisquer intervenções corretivas.
A saber, estudos realizados pela vinícola indicam que, com a instalação dos painéis solares, a redução de estresse hídrico nas videiras (consumo de água por conta do calor) é significante, com economia de água na irrigação na casa dos 20%. Ao mesmo tempo, tem-se um aumento entre 20% e 60% no rendimento da terra.
Novos expetimentos e expansão da agrivoltaica
Neste momento, a Svolta está testando o cultivo de mais de 30 variedades diferentes de videiras junto da tecnologia agrivoltaica. A expectativa é de que, nos próximos anos, apesar das mudanças climáticas, com essa proteção extra da safra, a propriedade consiga ampliar sua carta de vinhos e espumantes - claro que preservando a sua excelência.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O projeto Vigna Agrivoltaica di Comunità deve servir de exemplo de inovação e sustentabilidade no mundo dos vinhos. Esse caso prova como é possível harmonizar a tradição da viticultura com as tecnologias do futuro. A agrivoltaica, além de ser uma solução energética promissora, provou-se uma aliada poderosa na melhoria da qualidade do vinho, que demanda condições específicas de cultivo. É uma resposta eficaz aos desafios climáticos!
Veja Também: Plataforma 3DEXPERIENCE, na prática: estudo de caso em vinícola espanhola
Fontes: Click Petróleo e Gás, IGN Brasil.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.