Engenharia 360

Pesquisa comprova benefícios do biocarvão na produção de hortaliças

Engenharia 360
por Redação 360
| 05/08/2024 | Atualizado em 12/08/2024 4 min
Imagem gerada em IA de Freepik

Pesquisa comprova benefícios do biocarvão na produção de hortaliças

por Redação 360 | 05/08/2024 | Atualizado em 12/08/2024
Imagem gerada em IA de Freepik
Engenharia 360

Biocarvão é um material carbonizado resíduo fino gerado durante a fabricação de carvão vegetal a partir da pirólise de biomassa. É um produto de baixo custo no mercado (vendido em algumas localidades brasileiras a cerca de R$ 1 por quilo). Agora, de acordo com uma pesquisa brasileira, está provado que pode ser considerado uma alternativa promissora para melhorar a fertilidade do solo e aumentar a produtividade na agricultura, especialmente no cultivo de cebolas. Saiba mais no artigo a seguir do Engenharia 360!

O que foi revelado na pesquisa com biocarvão

A agricultura moderna se vale tanto das novas tecnologias quanto de técnicas ancestrais para solucionar problemas contemporâneos. Um exemplo é o uso de biocarvão, que parece ser uma tendência nova, mas que trata-se, na verdade, de algo que já foi aprendido com os povos indígenas da Amazônia. E, de novo, isso está revolucionando a produção de hortaliças em território brasileiro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

benefícios do biocarvão na produção de hortaliças
Imagem gerada em IA de Freepik

Uma pesquisa iniciada em 2016 pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), revelou os benefícios do carvão para a fertilidade do solo em sistema de plantio direto. Foi identificado que o material, ao ser incorporado na terra, ou seja, seu biochar (carvão vegetal quando é empregado como correção para o solo), melhora as propriedades físicas, químicas e biológicas de local.

Os resultados preliminares já mostram um aumento considerável da biodiversidade e das atividades dos microrganismos. Por hora, já se sabe que 1 tonelada de biocarvão por hectare já é suficiente para melhora de fertilidade do solo, com aumento de teores de fósforo, potássio, cálcio e matéria orgânica no solo. Além disso, eleva o pH do solo, reduzindo a toxicidade do alumínio e melhorando o rendimento das culturas.

benefícios do biocarvão na produção de hortaliças
Imagem gerada em IA de Freepik

Estudos de caso

Antes de tudo, vale destacar que com o aquecimento da biomassa em ausência de oxigênio (daí então a pirólise), há a transformação da matéria orgânica em carvão vegetal. E o resíduo disso é carvão vegetal, caracterizado por alta porosidade e estabilidade; isso é o que contribui para a melhoria da qualidade do solo.

A Epagri conduziu em Ituporanga, Santa Catarina, um estudo para avaliação dos efeitos do biocarvão na produção de cebola. Na ocasião, houve a confirmação da melhora da estabilidade dos agregados do solo, aumentando a resistência à erosão e melhorando a retenção e disponibilidade de água. Esses efeitos são especialmente importantes em anos com condições climáticas desfavoráveis.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As principais características do biocarvão na agricultura

  • Resistência à decomposição, permanecendo mais tempo no solo do que outras matérias orgânicas - por isso os benefícios duradouros ao sistema de plantio.
  • Capacidade de troca catiônica, permitindo a retenção de nutrientes essenciais para as plantas e minimizando perdas por lixiviação.
  • Capacidade de atuar como sumidouro, sequestrando carbono e ajudando a mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
  • Capacidade de estímulo ao crescimento de microrganismos benéficos para decomposição e ciclagem de nutrientes.
  • E capacidade de aumentar a porosidade do solo, facilitando a infiltração da água e a aeração, o que favorece o crescimento das raízes.

Infelizmente, apesar dessa lista de benefícios, o uso do biocarvão ainda enfrenta desafios, como o custo do transporte do material. A produção do biochar depende da otimização de processos de produção, definição de normas e padrão de qualidade, assim como o devido compartilhamento de informações para os agricultores. Mas as pesquisas ainda estão avançando. Então, o futuro deve ser promissor para a engenharia e o meio ambiente.

benefícios do biocarvão na produção de hortaliças
Imagem gerada em IA de Freepik

Bônus | Aplicações do biocarvão pela Engenharia Ambiental

Concluímos este texto destacando que biocarvão pode ser aplicado pela Engenharia Ambiental nos seguintes setores:

  • Agricultura: Para o aumento da produtividade de culturas, melhoria do solo e redução da necessidade de fertilizantes químicos.
  • Recuperação das áreas: Auxílio na recuperação de solos contaminados e degradados, incluindo afetados pela erosão ou pela sinalização.
  • Produção de biocombustíveis: Utilizado na produção de biogás e bio-óleo.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Agro em Campo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo