Engenharia 360

Como organizar um canteiro de obras: 5 dicas infalíveis

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 13/02/2023 | Atualizado em 28/04/2023 4 min
Imagem de gpointstudio em Freepik

Como organizar um canteiro de obras: 5 dicas infalíveis

por Simone Tagliani | 13/02/2023 | Atualizado em 28/04/2023
Imagem de gpointstudio em Freepik
Engenharia 360

Começamos este texto falando não de canteiro de obras, mas de home office. Diga aí: o que acontece se você deixar bagunçada a sua mesa do escritório ou os arquivos no desktop do computador? Certamente, teria muita dificuldade em encontrar as coisas no momento que precisasse, correto? Isso poderia tornar a sua rotina um caos, lhe fazendo perder tempo. E é bem provável que irritaria fonecedores e clientes, podendo destruir o seu negócio.

Calma, não precisamos ir tão longe; basta você fazer algo bem simples, arrumar e limpar o seu escritório!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Então, o mesmo pensamento deve-se ter com um canteiro de obras. Neste caso, quanto mais organização, mais economia - de tempo de trabalho, de investimentos e de materiais -, mais eficiência, mais profissionalismo e mais qualidade. Ou seja, esta etapa é de extrema importância, um diferencial para qualquer empreendimento dar certo. Por isso, ela precisa entrar no seu cronograma.

canteiro de obras
Imagem de Freepik

O que é um canteiro de obras?

Canteiro de obras nada mais é do que o local físico onde uma construção civil é executada. Ele pode ter tamanhos diferentes, micro ou macro, como um grande terreno ou só um ambiente. Mas independente disso, como dissemos antes, precisa ser organizado, sobretudo a área escolhida para o armazenamento de materiais - incluindo itens delicados, como placas de vidro e pedra, além de sacos de cimento, que devem ficar elevados do solo e cobertos, para não pegarem umidade.

Veja Também: Saiba quais são os tipos mais importantes de Equipamentos de Segurança

Imagina perder no meio de uma bagunça aquela torneira caríssima ou o saco de puxadores especiais que o seu cliente comprou para a instalar na obra da sua casa. Que desculpa daria? Só tem uma explicação: incompetência. É isso que vão pensar do seu trabalho e da sua equipe. E pode ter certeza de que qualquer prejuízo vai sair do seu bolso; aliás, dependendo dos danos causados pela desordem no canteiro de obras, podem ser abertos processos jurídicos. Fique atento!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vantagens de um canteiro organizado

Vamos revisar as vantagens de um canteiro de obras organizado. Eis a lista mais resumida:

  • otimização da produtividade,
  • redução de distância dos materiais em relação ao local de trabalho, e
  • redução de acidentes.

Como organizar um canteiro de obras?

1. Elabore um projeto da obra

Como falar de organização sem planejamento? Você não deve buscar pela ordem, mas estabelecer uma. Trace um plano para a sua obra - etapa por etapa. Pense em como os materiais vão chegar no canteiro, como os entulhos vão sair, onde cada equipamento será utilizado, além de como ocorrerá o trânsito e permanência das pessoas envolvidas. Construa a história disso tudo na sua cabeça e coloque no papel!

2. Crie uma rotina de cuidados com a obra

Depois que a obra começar, tenha momentos reservados na semana para a organização e limpeza do canteiro de obras. Descarte o que for necessário, guarde o que for preciso, mude o que for adequado. Não esqueça de reservar corredores de passagens para o deslocamento de materiais, pessoas e equipamentos, evitando desperdício.

canteiro de obras
Imagem de Freepik

3. Contrate uma equipe de administração

Se você e sua equipe entenderem que não vão dar conta do recado, vale a pena investir na contratação de um terceirizado para realizar a administração da obra. Este profissional também poderá auxiliar com o planejamento do canteiro e controle de materiais; mais uma vez, evitando desperdícios - que numa construção civil pode chegar a mais de 12% do valor de uma obra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

4. Mantenha planilhas de materiais sempre atualizadas

Se você sabe o que será construído, precisa também dominar a informação de tudo que será necessário para a execução da obra. Ou seja, qual a quantidade de materiais que será usado em cada etapa de execução. Dominando estas informações, será mais fácil controlar quando comprar cada volume maior de unidades, sem precisar estocar demais já no início das operações, o que dificultaria a organização do canteiro de obras.

canteiro de obras
Imagem de Freepik

5. Adore uma rotina de recebimentos no canteiro

Não se pode parar a obra a cada hora para receber um material; isso poderia comprometer o rendimento e os prazos de entrega. Para evitar que aconteça, crie um cronograma de recebimentos no canteiro, além de cortes de peças, montagens, e descarte das sobras geradas. Aliás, pode ser interessante, dependendo das proporções do empreendimento, fazer a criação de uma central de montagens.

E quando chegarem os materiais no canteiro de obras, não se pode simplesmente jogar as coisas em qualquer canto. Sabia que existem indicações dos fabricantes e normas para o depósito de certas cargas? Por exemplo, o cimento deve ficar longe não só de umidade, mas de calor excessivo; já telhas e tijolos precisam estar em pilhas, para evitar quebras. Quanto aos materiais delicados, devem ser transportados por carrinhos de mão ou até equipamentos especiais.

Dica bônus | Fiscalize o uso de equipamentos de segurança

Terminamos com uma dica de segurança. Vale destacar a importância os operários da construção civil utilizarem equipamentos de segurança (EPIs), incluindo capacetes, luvas, máscaras e calçados adequados. Afinal, não adianta ter um canteiro de obras bem organizado e trabalhadores à mercê de acidentes.

canteiro de obras
Imagem de fxquadro em Freepik

Veja Também:


Fontes: Sahara, Arquiteta Responde.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo