O Brasil tem enfrentado sérias crises nos últimos anos, impactando bastante o setor de oferta de emprego. Aqueles mais afetados pelo aumentam do desemprego no país se desesperam. Muitos, na esperança de mudar a triste situação em que se encontram, acabam mais vulneráveis à golpes.
Uma pesquisa feita em maio deste ano pela empresa global de comércio eletrônico OLX - que também é utilizada para publicações de vagas - revelou que 23% das pessoas estariam dispostas a PAGAR para se candidatar a uma oportunidade. E isto pode ser sinal de golpe!
Sobre a pesquisa da OLX
A OLX entrevistou 7 mil pessoas declaradas como 'desempregados'. E, olha o perigo! Destas, 14% afirmaram que aceitariam fornecer dados bancários e CPF durante uma seleção virtual de emprego, mesmo sem ter recebido a notícia de efetivação. Este é um dado bastante preocupante!
É possível que existam muitas brechas nas ferramentas digitais. Os golpistas, sabendo disso, aproveitam ainda mais isso para mexer com a percepção das pessoas, colocando-as em risco constante! E a única defesa é desconfiar do que for muito fácil ou bom demais para ser verdade!
“O desemprego grande torna as pessoas mais vulneráveis e ansiosas para conseguir um emprego. E a partir disso, o golpe nada mais é do que engenharia social. A pessoa conta a história, engaja o profissional para conseguir as informações ou dinheiro."
“A partir do momento que desconfia, você pode ir atrás da empresa, do CNPJ dela e checar se o endereço é real.”.
LEIA MAIS
- Beatriz Soares, diretora de Produto e Operações da OLX Brasil, em reportagem de Revista Exame.
Quais os dois tipos de golpes identificados?
É estranho quando alguém oferece um curso com pagamento imediato! Ou que diz que após um pagamento ou teste de serviço, a vaga é garantida! Pode não ser real também aquelas ofertas com valor acima do mercado ou com poucos requisitos. Jamais se deve fornecer dados pessoais - como número de carteira de motorista -, bancários - como senhas e códigos de acesso - ou outros detalhes confidenciais. É crime! Nestes casos, denuncie nos canais de denúncia da empresa e, se necessário, faça uma ocorrência na polícia!
"Também vale a desconfiança de domínios de site estranhos ou sem camadas de segurança, aquele cadeado que normalmente aparece do lado do endereço do site. Empresas sérias não deixariam de ter esse recurso."
- Beatriz Soares
Quais as estratégias contra golpes de vagas de emprego?
Após a pesquisa reveladora, a OLX criou uma lista de sugestões de estratégias que podemos adotar para escapar desse tipo de golpe. A mesma foi divulgada em reportagem da Revista Exame. E, nós, do Engenharia 360, te trazemos um resumo:
- desconfie de links que te direcionam para sites de origem duvidosa, sem qualquer conexão com as informações do anúncio;
- quando te dizem "a vaga está garantida" antes mesmo de participar do processo seletivo;
- quando te pedem para realizar cursos e testes pagos,
- ou quando exigem pagamento de mensalidade/anuidade para consulta das vagas e participação nas seleções;
- 'vagas de emprego confidenciais' existem, mas algumas companhias utilizam esse recurso para roubar informações pessoais para vender produtos e serviços;
- faça uma média de requisitos, salários e benefícios das principais ofertas de mercado - nada muito abaixo deve ser aceite e tudo muito acima pode ser golpe;
- e, nos anúncios, repare se há erros de português, poucas informações ou informações confusas e até conflitantes - se lhe parecer tudo muito genérico, confuso, é provável que seja golpe.
Encontre ofertas de vagas dentro do 360 clicando aqui!
Fontes: Revista Exame.