Estamos na metade de 2016 e o que mais se tem discutido sobre a construção civil é a crise enfrentada pelo setor. Diante dos atuais desafios enfrentados área e o reconhecido atraso na utilização de boas práticas e metodologias para o Gerenciamento de Obras, decidi produzir um texto orientador com dicas para engenheiros, gestores, coordenadores e estagiários de obras. Lembrando que o conhecimento em gestão se adquire totalmente na prática e estudos específicos. As universidades ainda carecem de matérias de gerenciamento na grade do curso de engenharia civil.
Dentre inúmeros processos de gerenciamento de obras, abaixo temos pontos que todo gestor deveria se preocupar para alcançar a máxima eficiência na execução do empreendimento e se destacar entre os profissionais da área, confira:
#1 - Layout do canteiro de obras
Quando o layout é planejado com locais bem dimensionados para estoque de materiais, acomodar os colaboradores e promover a logística de movimentação de insumos, certamente irá trazer maior produtividade as tarefas do empreendimento. Invista parte do tempo do planejamento nesse item para evitar problemas característicos de logística e otimizar o tempo e organização da obra.
DICAS: O projeto deve ser elaborado pensando na utilização do espaço e diminuição de percursos da melhor maneira possível. Revisões e manutenções preventivas são de boas práticas. O canteiro deve atender as NR – Normas Regulamentadoras, como a NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Construção Civil) e a NR 35 (Trabalho em Altura), entre outras. O cumprimento das Normas garante condições de segurança e evitam multas.
#2 - Controle de materiais
A redução de desperdício de insumos e o bom andamento da obra estão diretamente relacionados ao controle de materiais (estoques e saídas). O controle começa desde a solicitação até a chegada do material na obra, passando pelo controle de recebimento e estocagem até finalmente a liberação para o campo. Mantendo um controle e um planejamento eficiente, você não passará pelo incomodo que é a falta de materiais na obra e o atraso geral do projeto por conta disso.
DICAS: A elaboração de uma boa planilha de controle de estoque ou a utilização de um software integrado de gestão são fatores que fazem a diferença no gerenciamento de obras.
#3 - Planejamento físico-financeiro da obra
O planejamento físico-financeiro é fundamental em todo projeto, pois é ele que nos guiará do início ao fim e mostrará o caminho crítico e tarefas que requerem maior atenção e recursos. A elaboração do planejamento deve conter a descrição detalhada de todas etapas e tarefas da obra, atrelada a seus custos. O cronograma físico-financeiro deve ser distribuído para os responsáveis por todos os setores da obra para ser consultado sempre que necessário.
DICAS: Aprenda a utilizar o software MS Project para traçar cronogramas, planos de ataque e atribuir recursos necessários para conclusão da tarefa.
O cronograma físico deve ser discutido e atualizado constantemente, afim de total controle da gestão de tempo. Um ponto importante no gerenciamento de obras é que todos envolvidos na execução das tarefas saibam das metas estabelecidas e sua importância ciclo.
#4 - Controle de qualidade
A qualidade está diretamente ligada com a expectativa do cliente. Portanto, o controle da qualidade é um dos processos mais importantes dentro do gerenciamento. Seu principal propósito é encontrar erros e ligar com eles da melhor forma possível e com muita agilidade.
A famosa FVS – Ficha de Acompanhamento de Serviço, é de cara o método mais utilizado entre as construtoras, mas, você já parou para pensar se os inúmeros papeis carregados pelos estagiários em suas pranchetas estão sendo fáceis de serem preenchidos? E após o preenchimento, o papel vai para gaveta de arquivo morto aguardando a chegada da Auditoria ou é analisado buscando a identificação de falhas e busca da melhoria contínua? Pense nisso. É importante que aconteçam reuniões para que o gestor receba feedback de sua equipe sobre os métodos de acompanhamento utilizados, juntamente com a análise crítica do empreendimento.
DICAS: Repasse para a equipe a importância que o preenchimento da ficha seja realizado “in loco” e que as ações corretivas deverão ser tomadas imediatamente, evitando retrabalhos futuros e deslocamento regresso da equipe. Reuniões de lições aprendidas podem vir a ser uma boa prática no gerenciamento de obras.
#5 - Comunicação
Quantos erros e retrabalhos ocorrem em um projeto pela falta ou omissão de informações e comunicação? Muitos, não é mesmo?!
Dessa forma, cada gestor deve buscar dentro de sua equipe a melhor forma de comunicação. Receber e fornecer feedback para tomar as melhores decisões podem mudar a eficiência tanto da mão de obra e a qualidade do projeto. Portanto, se o seu projeto é grande ou pequeno, não importa, tenha um plano de comunicação.
DICAS: Faça reuniões de kick-off antes do início do empreendimento, reuniões de acompanhamento e reuniões de lições aprendidas, esses três ítens são fundamentais para otimizar o seu trabalho com o gerenciamento de obras.
Utilize rádios comunicadores para se comunicar com os líderes de equipes que estão na frente de trabalho.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
#6 - Analise os riscos
O gerenciamento de riscos é um processo importantíssimo dentro do gerenciamento de projeto. São tratadas como riscos todas condições e circunstâncias que estão fora do controle da equipe e que podem impactar o projeto de alguma forma.
É na gestão de risco que se identifica os potenciais riscos, determina a possibilidade de que eles ocorram e entende como seus impactos podem influenciar a evolução do empreendimento. Com todas informações levantadas, a equipe pode se preparar para contornar eventuais problemas com maior facilidade e recursos, garantindo maior eficácia na gestão de obras.
DICAS: Crie um banco de dados com a análise dos riscos e tomada de decisões para ser utilizado posteriormente em um novo projeto, e envolva todos stakeholders no processo, repasse os possíveis riscos levantados na fase de planejamento e os alerte sobre, antes do início da execução de um novo pacote de trabalho.
#7 - Planeje as tarefas
Um ponto importante na gestão é que fique claro para a equipe como queremos que o trabalho seja feito. Uma estratégia é dividir as tarefas em pequenas partes, afim de melhor entendimento da equipe e melhor aprendizado durante a execução. Um ponto a ser considerado no planejamento é o tempo de aprendizado da equipe, o tempo que para muitos é considerado perdido nessa etapa de aprendizado, livra o projeto de grandes retrabalhos.
DICAS: A criação de documentos como as PES – Procedimento de Execução de Serviço, que especifica o passo a passo da execução de cada tarefa, faz que a equipe siga um único padrão, aumentando gradualmente a qualidade e produtividade da mão da obra.
#8 - Acompanhamento e controle de atividades
Ter a obra “na cabeça” é uma dificuldade para muitos gestores. Normalmente são inúmeras equipes e inúmeros produtos (apartamentos/casas) para controle e a rotina intensa faz essa tarefa se tornar ainda mais difícil. Para um direcionamento de pessoal eficaz, é necessário estabelecer métodos para avaliação da produtividade e analisar a qualidade dos serviços executados, afim de eliminar prejuízos financeiros, atrasos e de melhorar o o gerenciamento de obras.
+BÔNUS - Acompanhamento e controle de atividades
Além das 8 excelentes dicas para o gerenciamento de obras, separamos algumas dicas de outros ótimos recursos para o controle de obras:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Método de Gestão à Vista
- Ciclo de PDCA
- Linhas de Balanço
Utilize também aplicativos de Diários de Obra, ou então softwares que te ajudem a tomar ações quando algo fugir do planejado em seus projetos.
Por Felipe Rocha
Comentários

Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.