Engenharia 360

O que é a ferramenta Fusion 360 e para o que ela serve?

Engenharia 360
por Redação 360
| 22/02/2022 | Atualizado em 28/03/2022 3 min

O que é a ferramenta Fusion 360 e para o que ela serve?

por Redação 360 | 22/02/2022 | Atualizado em 28/03/2022
Engenharia 360

É sabido que a Autodesk é uma das maiores referências em softwares no mundo. Inclusive, ela contribui bastante para quem precisa realizar trabalhos de modelagem 3D – seja para engenharias, ciências, arquitetura ou animação, por exemplo. Mas a empresa também desenvolveu, mais recentemente, uma ferramenta chamada Fusion 360. Trata-se de um programa simples, inovador e flexível, justamente destinado à modelagem 3D. Saiba mais sobre ele no texto a seguir!

Fusion 360
Imagem reproduzida de Medium

Um pouco sobre a ferramenta Fusion 360

Para você entender bem como a ferramenta Fusion 360 funciona, podemos dizer que reúne basicamente as tecnologias CAD, CAM e CAE em um único software de interface amigável e intuitiva. A melhor parte é que isso é feito sem a necessidade de instalação de plug-ins. Os desenvolvedores fizeram isso para agilizar os processos de modelagens de produtos. E parece que deu certo, pois muitos usuários alegam nunca terem tido uma experiência com modelagem 3D como essa antes! Aliás, até mesmo suprindo melhor a necessidade que muitos deles tinham há bastante tempo – como modelagem paramétrica, aplicação de propriedades físicas de um material em determinado objeto, entre outras formas de simulação e renderização de modelos.

Possibilidade de destinação do software nas engenharias

Há muitas oportunidades para a modelagem 3D no setor das engenharias. Por exemplo, desenvolvimento de projetos de produtos – mesmo com geometrias orgânicas -, maquinários – como para fundição, usinagem, e mais -, edificações e além. E não vamos esquecer da produção de desenhos para a impressão 3D. Dizem os profissionais que trabalhar dentro da Fusion 360 é bem fácil e prático, mesmo se o design é complexo – como elementos de fixação, encaixes, reforços estruturais, entre outros. Após finalizar a modelagem das peças, é possível realizar uma série de análises e verificações de Engenharia, tipo de interferências por movimentações e impactos, estática linear e não linear por elementos finitos, análise modal e tensão térmica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
Fusion 360
Imagem reproduzida de Pinterest
Fusion 360
Imagem reproduzida de Render Cursos em YouTube

Lista de outras vantagens da ferramenta Fusion 360

  • Criar vistas explodidas de montagens, vídeos das montagens, e desenhos de detalhamento em 2D;
  • Gerar renderizações de imagens ultra realísticas;
  • Trabalhar em ‘cloud computing‘, permitindo que equipes trabalhem simultaneamente em um projeto e sem que os arquivos fiquem armazenados na máquina, liberando o disco rígido;
  • Trabalhar em um projeto, dentro do software, desde sua concepção até a fabricação ou materialização em impressão 3D;
  • Ter a ferramenta atualizada automaticamente sempre a Autodesk lança uma nova versão;
  • E acessar arquivos de qualquer lugar com acesso à internet, seja por um PC, tablet ou smartphone.
Fusion 360
Imagem reproduzida de All3DP

Fontes: Blog Render, Wishbox.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo