Engenharia 360

Curva ABC na Engenharia: Domine esta técnica de Gestão para Otimização e Controle Financeiro

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 09/02/2024 4 min
Imagem de bearfotos em Freepik

Curva ABC na Engenharia: Domine esta técnica de Gestão para Otimização e Controle Financeiro

por Simone Tagliani | 09/02/2024
Imagem de bearfotos em Freepik
Engenharia 360

Quem trabalha no mercado de Engenharia, especialmente do setor da Engenharia Civil, já conhece o conceito da Curva ABC. Esse é um tema vital para a gestão financeira e sucesso de qualquer empreendimento na área, otimizando custos e maximizando lucros. Contudo, se você caiu de paraquedas aqui no Engenharia 360, pode se interessar em aprender o que é isso, qual a importância e como calcular. Continue lendo para obter mais informações!

curva abc
Imagem de prostooleh em Freepik

O que é a Curva ABC na Engenharia?

A Curva ABC é uma espécie de ferramenta ou de guia ao qual se baseiam os engenheiros para gestão empresarial. Ela é usada para classificar produtos e serviços de acordo com sua importância e ou impacto no fluxo de caixa. E, por fim, é dividida em três categorias (A, B e C), de acordo com estudo do 'Princípio de Pareto', que explicaremos melhor em outro momento deste texto. O objetivo de tudo isso é garantir uma gestão eficaz dos recursos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Categoria A: Produtos de maior valor e faturamento.
  • Categoria B: Produtos de valor e faturamento médios.
  • Categoria C: Produtos de menor valor e faturamento.
curva abc
Imagem reproduzida de Construtiva Aprimoramento Profissional

O Princípio de Pareto na prática

O Princípio de Pareto, ou 'Regra 80/20' (80% dos resultados provêm de 20% das causas), é uma tendência que prevê essa proporção em diferentes relações de causa e efeito.

Esse princípio pode ser aplicado em diversos contextos, como negócios, economia e produtividade pessoal. Foi desenvolvido pelo economista italiano Vilfredo Pareto em 1896, que observou, por exemplo, que 80% das terras na Itália pertenciam a apenas 20% da população e que 20% das plantas de seu jardim produziam 80% dos frutos.

curva abc
Imagem reproduzida de Portal Insights

A aplicação desse princípio pode ajudar a identificar onde os esforços devem ser concentrados para obter o maior impacto com a menor quantidade de recursos, permitindo uma atuação mais eficiente e focada. Além disso, o Princípio de Pareto é frequentemente utilizado em análises de qualidade e tomada de decisões em empresas. Na Engenharia, isso se traduz em identificar os itens que contribuem significativamente para o faturamento e concentrar esforços neles.

Veja Também: 5 dicas de administração de canteiro de obras para engenheiros

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como Calcular a Curva ABC na Engenharia?

Para quem trabalha com Engenharia, é crucial saber realizar o cálculo da Curva ABC! Seu passo a passo pode ser resumido em algumas etapas, incluindo:

  1. Coletar dados essenciais dos produtos: nome, quantidade e valor unitário.
  2. Calcular o valor total de cada produto multiplicando a quantidade pelo valor unitário.
  3. Determinar o valor total acumulado e as porcentagens dos valores.
  4. Classificar os produtos em categorias A, B e C com base nas porcentagens.

Qual a importância da Curva ABC na Engenharia?

O resultado do cálculo da Curva ABC pode oferecer insights valiosos sobre gestão de estoque e custos aos engenheiros. Com os dados em mãos, pode-se identificar os itens que contribuem mais significativamente para o faturamento da sua empresa, bem como aqueles que mais consomem recursos. Sabendo de tudo isso, evita-se retornos proporcionais!

Na prática, o domínio da Curva ABC só leva à lucratividade e sucesso dos projetos. A mesmo faz melhorar a previsibilidade de vendas da empresa, maximiza investimentos e reduz desperdícios. Os benefícios são realmente tangíveis!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

São exemplos de aplicações da Curva ABC na Engenharia:

  • Gestão de Estoque: Identificação dos produtos mais importantes para evitar escassez ou excesso.
  • Planejamento de Vendas: Foco nos esforços de vendas nos produtos mais lucrativos. Melhorar o planejamento, o cronograma e a qualidade das obras.
  • Análise Periódica: Atualização da Curva ABC regularmente para adaptar-se às mudanças no mercado.

Saiba mais, através do vídeo a seguir, como aplicar a Curva ABC de forma eficaz para uma gestão de obras mais inteligente!

Veja Também:


Fontes: Sienge, Blog Obra Prima.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo