Engenharia 360

Conheça o Trampe, o primeiro elevador de bicicletas que ajuda a subir ladeiras

Engenharia 360
por Redação 360
| 01/08/2024 | Atualizado em 04/08/2024 3 min
Imagem divulgação via Vá de Bike

Conheça o Trampe, o primeiro elevador de bicicletas que ajuda a subir ladeiras

por Redação 360 | 01/08/2024 | Atualizado em 04/08/2024
Imagem divulgação via Vá de Bike
Engenharia 360

A mobilidade urbana é um dos grandes desafios do planejamento urbano contemporâneo. Imagina a pessoa gostar de ciclismo, mas morar em uma cidade repleta de ladeiras. Como fazer para subir e descer as ruas íngremes de bicicleta? Certamente isso seria bem difícil! Foi exatamente o que pensou Jarle Wanvik, morador de Trondheim, na Noruega. Ele é o idealizador do Trampe, o primeiro elevador de bicicletas do mundo. Confira mais sobre essa inovação no artigo a seguir, do Engenharia 360!

O nascimento do Trampe

Com o aumento do número de veículos e a consequente poluição, todas as soluções inovadoras devem fazer a diferença na promoção de um transporte mais sustentável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em Trondheim, foi inaugurado em 1993 o Trampe, considerado o primeiro elevador de bicicletas do mundo. Jarle Wanvik estava inspirado nos sistemas utilizados por estações de esqui. Ele olhou para essas engrenagens e pensou "e se houvesse um jeito de 'empurrar' os ciclistas para cima nas ruas íngremes da minha cidade". De fato, o dispositivo que ele desenhou é viável e uma opção mais atraente e menos cansativa do tentar enfrentar essas ladeiras desafiadoras sem qualquer transporte motorizado.

elevador de bicicletas
Imagem divulgação via CicloVivo

A invenção de Wanvik foi realmente revolucionária, promovendo uma mobilidade urbana sustentável e facilitando a vida de quem opta pela bicicleta como meio de transporte na cidade de Trondheim. Agora, sua ideia está inspirando outros projetos criativos de engenharia ao redor do mundo, incluindo para auxílio de esquiadores em montanhas.

Veja Também: A nova bicicleta elétrica Urtopia Fusion traz a Inteligência Artificial do ChatGPT para o ciclismo

Funcionamento do elevador de bicicletas

O Trampe funciona de maneira bastante simples e eficaz, acessível a ciclistas de todas as idades e níveis de habilidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na base da ladeira, os ciclistas (até seis por vez) devem alinhar sua bicicleta ao corpo e posicionar seu pé direito sobre uma pequena plataforma móvel, conectada a um sistema mecânico que vai se movendo ao longo de uma guia instalada na lateral da rua. Desse modo, a pessoa é impulsionada morro acima.

elevador de bicicletas
Imagem reprodução Open Source Lab via Olhar Digital

O sistema é ativado automaticamente. O ciclista é empurrado suavemente pela ladeira a uma velocidade média de 1,5 metros por segundos; a subida é segura e confortável. Uma luz verde indica que a pessoa pode seguir viagem; e as plataformas de escape podem ser encontradas a cada 20 metros.

elevador de bicicletas
Imagem reprodução Open Source Lab via Olhar Digital

São benefícios do Trampe:

  • Incentiva o uso de bicicletas: Motiva mais pessoas a pedalar e reduz a dependência de carros e a transferência para fontes de energia sustentáveis.
  • Promove o exercício físico: Aumenta a prática do ciclismo e melhora a saúde cardiovascular e o bem-estar.
  • E promove a sustentabilidade urbana: Reduz a pegada de carbono e apoia o transporte verde.

Veja Também: Explorando a Engenharia de Mobilidade e suas Oportunidades Profissionais

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Impacto da tecnologia na cidade de Trondheim

O Trampe proporcionou muitos benefícios para Trondheim, com uma notável melhora na qualidade de vida urbana. Agora 41% dos seus cidadãos se declaram adeptos ao ciclismo, afirmando pedalar com mais frequência devido à presença do elevador e acessibilidade que oferece. Por isso mesmo, a prefeitura investiu em 2013 na modernização do sistema, que foi rebatizado de CycloCable.

elevador de bicicletas
Imagem divulgação via CicloVivo

Hoje, essa engenharia é considerada uma grande atração turística local. Muitos turistas (amantes de bikes) visitam a região só para experimentar o elevador de bicicletas e explorar a infraestrutura cicloviária inovadora da cidade.

O projeto do Trampe/CycloCable se tornou bastante popular, ao ponto de outros países ao redor do mundo pensarem em adotar esse sistema ou sistemas semelhantes, integrados à automação e com aplicativos de mobilidade urbana. Enfim, esse pode ser o futuro das cidades inteligentes!


Fontes: Olhar Digital, Ciclo Vivo, Estados de Minas.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo