Engenharia 360

Novo termômetro é criado por brasileiros

Engenharia 360
por Redação 360
| 04/08/2015 | Atualizado em 10/06/2020 < 1 min

Novo termômetro é criado por brasileiros

por Redação 360 | 04/08/2015 | Atualizado em 10/06/2020
Engenharia 360
1

Não se discute a criatividade e a competência dos brasileiros quando o assunto é inovação. E quando relacionadas à tecnologia, também não faltam exemplos, como a recente – e inesperada – descoberta de um novo termômetro ultra miniaturizado e ultrassensível por uma equipe de pesquisadores brasileiros, da Universidade Federal de São Carlos (UFScar) em parceria com pesquisadores alemães da Universidade de Wurzburg.

termometro-blog-da-engenharia

Imagem: ACS Nano

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


A partir da manipulação de sensores de fibras ópticas, com o objetivo de aprimorar as funcionalidades destes dispositivos na detecção da luz nos comprimentos de onda utilizados nas telecomunicações, foram criadas condições de resposta que levaram à criação do termômetro em questão, resultado que não havia sido calculado no início do projeto.
Com este termômetro é possível medir uma grande variação de temperatura: de níveis próximos ao zero absoluto na escala Kelvin, temperatura de estado do hélio líquido, até medidas acima da temperatura ambiente.
No total, o termômetro abrangeria até 300 graus em sua medição, conforme explicou Victor Lopez Richard, professor participante do projeto, em conjunto com Leonardo Kleber Castelano, do Departamento de Física (DF) da UFSCar. O trabalho durou três anos e já foi patenteado no Escritório Europeu de Patentes.
Sem dúvidas, esta é uma surpresa e tanto para estes pesquisadores!
Referência: Inovação Tecnológica e UFScar
 

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

2

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

3

Continue lendo