Todo millennial sabe mundo bem o que é um Tamagotchi, bichinho virtual que exigia cuidados constantes. Esse brinquedo eletrônico lançado em 1996 virou febre, ganhando o coração de milhões ao redor do mundo. Mas a história desse clássico ainda não acabou. Recentemente, a empresa japonesa Bandai lançou uma nova versão desse fenômeno, porém feita de casca de ovo reciclada. É um jeito de mostrar que a engenharia pode se aliar à responsabilidade ambiental. Confira mais detalhes no texto a seguir, do Engenharia 360!
Um novo capítulo para o Tamagotchi
Antes de tudo, sabia que o nome "Tamagotchi" é a combinação das palavras japonesas "tamago" (ovo) e "uotchi" (relógio)? Então, é por isso que esse amiguinho das crianças tem o formato ovalado.
Bem, se você andava se sentindo nostálgico, vai amar esta notícia: foi revelado na edição 2024 da Feira Internacional de Brinquedos de Tóquio o "Original Tamagotchi Celebration Egg". Em termos de jogabilidade, essa releitura moderna é semelhante ao modelo anterior (os usuários ainda terão que cuidar do seu bichinho virtual alimentando-o, limpando suas sujeiras, dando remédios e até mesmo participando de minigames). Mas o diferencial é mesmo seu material de fabricação: casca de ovo reciclada.
Design inovador
Em verdade, essa última versão do Tamagotchi é uma poderosa ferramenta de Marketing. Isso porque ela carrega uma mensagem importante: de que as empresas de tecnologia precisam adotar mais práticas que beneficiem o meio ambiente e buscar soluções ecologicamente corretas para todos os seus produtos e serviços. Por último, buscando conscientizar os jovens, o design - ovo marrom com detalhes em verde e rosa - foi especialmente desenhado para atrair as novas gerações de usuários.
A saber, nas propagandas, a Bandai posiciona o novo Tamagotchi como um item da moda, com uma corrente especial para que os usuários possam prender o dispositivo em suas roupas e bolsas.
Veja Também: Brinquedos criado por engenheira para futuras engenheiras
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O legado sustentável
Precisava-se de uma justificativa para trazer de volta um ícone pop? Parece que sim! A fabricante queria celebrar com estilo o legado através de uma nova versão relevante e que servisse de símbolo para o início de uma nova era dos brinquedos digitais, adaptada às necessidades atuais e preocupações do mundo moderno. Então, neste contexto, era interessante uma abordagem sustentável e responsável, se valendo de materiais descartados e contribuindo para um futuro mais verde. Assim surgiu o novo Tamagotchi!
A equipe da Bandai passou por diversos protótipos até encontrar a fórmula perfeita. Incrivelmente, apesar do produto ser 30% à base de casca de ovo, ele é durável. Sua textura é única. E a aparência até que lembra mesmo de um ovo tradicional, preservando a essência do antigo brinquedo.
O futuro do Tamagotchi
A Bandai espera que os velhos admiradores do Tamagotchi apreciem o "Original Tamagotchi Celebration Egg". O novo bichinho virtual será lançado no mercado dia 8 de fevereiro de 2025 - no Japão, América do Norte, Europa e outras regiões. O preço inicial será de aproximadamente R$135. Acessível ou não? Escreva o que você acha na aba de comentários logo abaixo!
Fontes: Época Negócios, Hardware, TechTudo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.