As lâmpadas de LED fazem parte do nosso dia a dia de maneiras que muitas vezes nem percebemos. Elas estão presentes em casas, carros, eletrodomésticos e celulares. Mas por que as lâmpadas de LED são tão importantes?
LED, ou Diodo Emissor de Luz, foi criado em 1963. Inicialmente, sua função era apenas indicar se um aparelho eletrônico estava ligado ou desligado. Com o avanço da tecnologia, surgiu o LED de luz branca, possibilitando seu uso em diversos equipamentos. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!
Como funciona o LED?
O LED é um componente eletrônico, semicondutor, similar a um chip de computador, que consegue transformar energia elétrica em luz. É importante lembrar que ele utiliza o próprio "corpo" para produzir luz, diferente das lâmpadas incandescentes que utilizam um filamento e as fluorescentes que usam gás.
Aplicações das Lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED funcionam com excelência durante o dia ou a noite. Devido a essa característica pode ser empregada em faróis de carros, corredores de ônibus ou aviões. Alterar a cor do ambiente, seja de trabalho ou lazer tem sido muito buscado já que ele oferece uma grande variedade de cores. Televisores e telefones celulares utilizavam do plasma, que ultrapassado foi trocado pelo LED.
Vantagens das Lâmpadas de LED
- Economia de Energia: Convertem até 80% da energia consumida em luz.
- Durabilidade: Têm uma vida útil muito maior comparada a outros tipos de lâmpadas.
- Baixa Emissão de Calor: Melhoram o desempenho dos equipamentos, pois dissipam o calor de forma eficiente.
- Ecologicamente Corretas: Não contêm mercúrio e são mais amigáveis ao meio ambiente.
Desvantagens das Lâmpadas de LED
- Custo Inicial: O preço pode ser mais alto, mas a economia a longo prazo justifica o investimento.
- Necessidade de Avaliação: É importante avaliar a aplicabilidade antes da compra para garantir a melhor opção.
Reconhecimento Internacional
O Prêmio Nobel de Física foi concedido a três físicos que criaram a luz azul num LED, para como resultado o tão esperado branco. Com os LED’s azuis, ele também criou lasers responsáveis pela leitura de discos "blu ray".
LED na Iluminação Residencial
Atualmente o LED pode ser considerado a melhor opção para iluminação residencial, pois proporciona uma considerável economia no consumo de energia elétrica, se comparado a outros tipos de fontes luminosas, existem diversos modelos de luminárias como: spots LED, plafons LED, refletores LED, entre outros, com designs e funcionalidades inovadoras para as áreas interna e externa do lar.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Investir em lâmpadas de LED para sua casa não só reduz o consumo de energia, mas também contribui para um ambiente mais sustentável e tecnologicamente avançado.
Veja Também:
Fontes: IAR, Uniled.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.